Uma alternativa que se apresenta para a substituição do óleo diesel em motores de ignição por compressão são os óleos vegetais. Contudo, estes óleos apresentam alta viscosidade o que torna seu uso pouco viável. Através de reações químicas destes óleos de origem vegetal ou mesmo animal com um álcool na presença de um catalisador, obtem-se um combustível com características semelhantes ao diesel, denominado Biodiesel, podendo este ser sintetizado por reações como a transesterificação e a esterificação.O Biodiesel é um combustível renovável formado por ésteres de ácidos graxos. Pode substituir parcialmente ou totalmente o diesel de petróleo em motores do ciclo diesel, possuindo como vantagem em relação ao petro-diesel ser um combustível limpo, biodegradável e atoxico. Comercialmente é utilizada a reação de transesterificação com catalisadores homogêneos. No entanto, a reação de transesterificação exige fontes lípidicas refinadas de alto custo, e os catalisadores homogênos apresentam uma série de desvantagens, como por exemplo, provocarem a corrosão dos reatores. Diante disso, este trabalho teve por objetivo sintetizar e caracterizar o catalisador silicoaluminofosfático do tipo SAPO – 5 e avaliar o seu desempenho na esterificação metílica do óleo de soja. O catalisador foi caracterizado por Difração de Raios – X (DRX) e Espectroscopia de Raios – X por Energia Dispersiva (EDX). As amostras de biodiesel produzidas foram avaliadas por meio de seu índice de acidez. O catalisador preparado apresentou propriedades adequadas e promoveu um desempenho satisfatório na reação de esterificação para obtenção do biodiesel.