O trabalho traz algumas reflexões sobre os desafios para o ensino da Física na contemporaneidade originadas através da leitura analítica dos textos realizados na disciplina de Prática de Ensino de Física I – PECC, no 1º semestre do Curso de Licenciatura em Física do IFFar - Campus São Borja/RS. Objetiva trazer à lume os desafios para o ensino da Física na contemporaneidade e possíveis saídas para tais impasses. Apresenta como problema a seguinte questão: como é possível transformar o ensino da Física em uma disciplina que desperte o interesse nos alunos? Para o desenvolvimento da pesquisa, utiliza-se a pesquisa bibliográfica com base na análise de trabalhos lidos em sala de aula, nas palestras, na socialização e debates ocorridos na semana acadêmica das Licenciaturas promovida pelos Cursos de Licenciatura em Matemática e Física do IFFar – Campus São Borja, entre os dias 27/06/2023 ao 29/06/2023. Concluiu-se sinalizando para a importância de repensar o ensino de Física de modo a despertar o interesse dos alunos, como forma de ultrapassar a aprendizagem mecânica e promover a aprendizagem significativa.