EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE REGIONALMENTE REFERENCIADA: REFLEXÕES INICIAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID/URCA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104200 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1791 "inscrito_id" => 7759 "titulo" => "EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE REGIONALMENTE REFERENCIADA: REFLEXÕES INICIAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID/URCA" "resumo" => "O artigo tem como objetivo contribuir com o debate sobre educação e formação de professores regionalmente referenciada, tendo como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID realizado na Universidade Regional do Cariri- URCA. Como problemática lança-se a reflexão: qual a ideia de educação regionalmente referenciada se apresenta no PIBID/URCA? Na metodologia nos auxiliamos nos métodos das pesquisas bibliográfica e documental. Em destaque a análise dos documentos: Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI da URCA (2017-2021); Projeto Institucional do PIBID submetido à Capes por meio Edital No 023/2022. No referencial teórico estudamos Leitinho(2000), Silva et al (2021), Fiori ( 2009), Segato(2021), Scheibe (2010), Lessard (2006) Ribeiro (2003), Cury, (1986), Arroyo (2012), Thompson(1987) e Laval (2016). Nos resultados identificamos a relevância do PIBID enquanto política de Estado de apoio à qualidade da educação pública, utilizando como estratégia a formação de docentes engajados, críticos e questionadores. Na conclusão, a perspectiva de uma formação docente social e regionalmente referenciada com finalidades emancipatórias." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7759_TB1791_04102023124648.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA CLARA DE PAULA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CLARA" "autor_email" => "francisca.clara@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104200 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1791 "inscrito_id" => 7759 "titulo" => "EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE REGIONALMENTE REFERENCIADA: REFLEXÕES INICIAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID/URCA" "resumo" => "O artigo tem como objetivo contribuir com o debate sobre educação e formação de professores regionalmente referenciada, tendo como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID realizado na Universidade Regional do Cariri- URCA. Como problemática lança-se a reflexão: qual a ideia de educação regionalmente referenciada se apresenta no PIBID/URCA? Na metodologia nos auxiliamos nos métodos das pesquisas bibliográfica e documental. Em destaque a análise dos documentos: Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI da URCA (2017-2021); Projeto Institucional do PIBID submetido à Capes por meio Edital No 023/2022. No referencial teórico estudamos Leitinho(2000), Silva et al (2021), Fiori ( 2009), Segato(2021), Scheibe (2010), Lessard (2006) Ribeiro (2003), Cury, (1986), Arroyo (2012), Thompson(1987) e Laval (2016). Nos resultados identificamos a relevância do PIBID enquanto política de Estado de apoio à qualidade da educação pública, utilizando como estratégia a formação de docentes engajados, críticos e questionadores. Na conclusão, a perspectiva de uma formação docente social e regionalmente referenciada com finalidades emancipatórias." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7759_TB1791_04102023124648.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA CLARA DE PAULA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CLARA" "autor_email" => "francisca.clara@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }