O artigo tem como objetivo contribuir com o debate sobre educação e formação de professores regionalmente referenciada, tendo como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID realizado na Universidade Regional do Cariri- URCA. Como problemática lança-se a reflexão: qual a ideia de educação regionalmente referenciada se apresenta no PIBID/URCA? Na metodologia nos auxiliamos nos métodos das pesquisas bibliográfica e documental. Em destaque a análise dos documentos: Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI da URCA (2017-2021); Projeto Institucional do PIBID submetido à Capes por meio Edital No 023/2022. No referencial teórico estudamos Leitinho(2000), Silva et al (2021), Fiori ( 2009), Segato(2021), Scheibe (2010), Lessard (2006) Ribeiro (2003), Cury, (1986), Arroyo (2012), Thompson(1987) e Laval (2016). Nos resultados identificamos a relevância do PIBID enquanto política de Estado de apoio à qualidade da educação pública, utilizando como estratégia a formação de docentes engajados, críticos e questionadores. Na conclusão, a perspectiva de uma formação docente social e regionalmente referenciada com finalidades emancipatórias.