Este trabalho se propõe a relatar experiências pedagógicas vivenciadas tanto na Instituição de Ensino Superior (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas) quanto na unidade escolar participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e refletir acerca delas. Esse projeto foi realizado na Escola Estadual Maestro Villa Lobos, localizada no bairro Santo Agostinho, na cidade de Belo Horizonte, com a turma do 3° ano do Ensino Médio ao longo do primeiro semestre de 2023. A experiência de aprendizado acerca da regência em sala de aula apresentou como proposta de trabalho discutir a minissérie televisiva Capitu (2008) escrita por Euclydes Marinho, bem como identificar suas semelhanças e diferenças com o romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. A metodologia fundamentou-se na teoria de Rildon Cosson em Círculos de leitura e letramento literário (2014) e Letramento literário (2009), pois, assim como Cosson (2014), entendemos que os círculos de leitura são uma ótima estratégia escolar para promoção do hábito de ler. O nosso aporte teórico se embasa em autores como: BALOGH (2002), HUTCHEON (2011), ROUXEL (2013). Como principais resultados, foi possível evidenciar que o PIBID contribui para a formação docente inicial de qualidade. Principalmente, evidencia-se que a literatura é indispensável para o currículo escolar que prioriza a cultura humana e valoriza o senso crítico.