Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104138
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1728
    "inscrito_id" => 2763
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O presente relato, em formato de resumo expandido, procura apresentar a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), na realização de uma oficina de caráter interdisciplinar, sob os campos de conhecimento da Biologia e da Matemática, nas turmas do ensino médio da Escola de Aplicação Professor Chaves (EAPC), durante a semana da Matemática. Neste resumo são relatados o processo criativo da oficina “A matemática da reprodução: uma perspectiva didática interdisciplinar”, o seu desenvolvimento e realização e, os resultados alcançados sob a ótica dos alunos e do residente, enquanto futuro professor. O objetivo deste relato é mostrar que metodologias de ensino a partir de abordagens interdisciplinares são bastante eficazes e estão alinhadas com às demandas contemporâneas e com os documentos oficiais que regem a educação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2763_TB1728_03102023155050.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO JOSÉ DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandro.santana@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104138
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1728
    "inscrito_id" => 2763
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O presente relato, em formato de resumo expandido, procura apresentar a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), na realização de uma oficina de caráter interdisciplinar, sob os campos de conhecimento da Biologia e da Matemática, nas turmas do ensino médio da Escola de Aplicação Professor Chaves (EAPC), durante a semana da Matemática. Neste resumo são relatados o processo criativo da oficina “A matemática da reprodução: uma perspectiva didática interdisciplinar”, o seu desenvolvimento e realização e, os resultados alcançados sob a ótica dos alunos e do residente, enquanto futuro professor. O objetivo deste relato é mostrar que metodologias de ensino a partir de abordagens interdisciplinares são bastante eficazes e estão alinhadas com às demandas contemporâneas e com os documentos oficiais que regem a educação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2763_TB1728_03102023155050.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO JOSÉ DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandro.santana@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato, em formato de resumo expandido, procura apresentar a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), na realização de uma oficina de caráter interdisciplinar, sob os campos de conhecimento da Biologia e da Matemática, nas turmas do ensino médio da Escola de Aplicação Professor Chaves (EAPC), durante a semana da Matemática. Neste resumo são relatados o processo criativo da oficina “A matemática da reprodução: uma perspectiva didática interdisciplinar”, o seu desenvolvimento e realização e, os resultados alcançados sob a ótica dos alunos e do residente, enquanto futuro professor. O objetivo deste relato é mostrar que metodologias de ensino a partir de abordagens interdisciplinares são bastante eficazes e estão alinhadas com às demandas contemporâneas e com os documentos oficiais que regem a educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.