O PRESENTE RELATO EXPRESSA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS RESIDENTES E PRECEPTORA, NO SEMESTE 2023.1, DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), ATRAVÉS DO SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR “LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E LICENCIATURA EM GEOGRAFIA”, O QUAL TEM COMO OBJETIVO POTENCIALIZAR A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS BOLSISTAS. AS ATIVIDADES ESTÃO SENDO REALIZADAS EM PARCERIA COM O INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ – CAMPUS BRAGANÇA E A ESCOLA ESTUDAL DE ENSINO MÉDIO CORONEL PINHEIRO JUNIOR, SITUADA NO MUNICÍPIO DE TRACUATEUA, NORDESTE DO PARÁ. PARA UM ENSINO DE GEOGRAFIA EFICIENTE FOI REALIZADO O PLANEJAMENTO OBJETIVANDO A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES E ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS QUE PUDESSEM AUXILIAR OS RESIDENTES A NÃO REPRODUZIREM O ENSINO TRADICIONAL DE GEOGRAFIA, QUE TEM O ALUNO COMO UM “MERO ESPECTADOR” NA SALA DE AULA, MAS SIM O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO LUGAR DO ALUNO, A FIM DE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO ENSINO MAIS PRAZEROSO, CRÍTICO, PARTICIPATIVO, BEM COMO DO ENTENDIMENTO CONCEITUAL DE LUGAR E PAISAGEM, ATRAVÉS DE PINTURAS PRODUZIDAS PELOS ESTUDANTES DESSA ESCOLA.