, Geovanna et al.. Jogo dos monstros: aprendendo filogenia de forma descomplicada. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104012>. Acesso em: 22/12/2024 15:34
A sistemática filogenética é uma área da biologia em que é possível levantar hipóteses sobre o processo evolutivo, os ancestrais e seus respectivos descendentes. As árvores filogenéticas ou cladogramas são representações desses processos. Para aproximar os alunos com o conteúdo de evolução, podem ser usados jogos didáticos para que apliquem os conceitos e compreendam os processos de uma forma mais prática. Antes da aplicação da atividade, houve um momento de aula teórica. Os alunos foram separados em grupos e cada grupo recebeu um galho de árvore com ramificações para simular o cladograma e também uma cartela de monstrinhos com características variadas. Os alunos tiveram oportunidades de apresentar várias hipóteses filogenéticas com os monstrinhos que foram apresentados a eles, e com isso, precisavam explicar como foi resolvido o jogo. Após a aplicação de metodologia ativa no jogo dos monstros com os alunos, notou-se que eles conseguiram compreender de forma muito simples e descomplicada os conceitos e as normas da sistemática filogenética. Além disso, a atividade em questão possui uma grande relevância também para a formação dos pibidianos, possibilitando o planejamento de atividades alternativas com baixo custo e proporcionando vivência de sala de aula.