O presente relato descreve uma experiência de Prática Pedagógica no Ensino Médio, realizada pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) vinculado ao curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Este estágio foi desenvolvido no 7º semestre do curso e compreende o quarto estágio da matriz curricular. A oficina foi desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, que fica localizada no município de Erechim, Estado do Rio Grande do Sul. Ao longo da oficina pedagógica foram empregadas diferentes metodologias ativas, a saber: o ensino por meio de problemas, atividades de pesquisa e atividades práticas. Durante o desenvolvimento da oficina, observou-se o intenso envolvimento dos estudantes pelo tema. Eles ficaram maravilhados com a experiência desenvolvida na oficina, o que foi possível de perceber pela fala dos próprios estudantes e, inclusive, pelo relato dos professores da escola. A partir da experiência relatada e também e das atividades desenvolvidas ao longo do PRP, destacamos que um grande aprendizado foi, principalmente, o de valorizar e dar maior predileção para as atividades didáticas com metodologias de ensino ativas, por meio de atividades investigativas, aulas práticas, rodas de conversa e troca de ideias.