O presente relato tem a proposta de descrever as experiências vivenciadas numa instituição pública estadual do município de Chapadinha/ MA com objetivo da construção de um trabalho que promova a reflexão sobre a importância da experiência e do conhecimento adquirido no Programa de Residência Pedagógica. O relato de experiência desenvolveu-se a partir de uma instituição da rede de ensino pública estadual localizada no município de Chapadinha/ MA, escola campo contemplada com o Programa Residência Pedagógica da CAPES entre os anos de 2022 a 2024. Os critérios escolhidos como elementos do relato de experiência se resumem às particularidades vivenciadas no cotidiano da escola campo, tais como sua situação estrutural e funcional, atividades afins desenvolvidas no decorrer dos períodos letivos na própria instituição e de regência em sala de aula. As ações realizadas na escola campo foram as mais diversas, tais como uma Reunião inicial, Participação da culminância de eletivas, Realização de leitura e discussão do Projeto Político Pedagógico da escola campo, bem como um estudo sistematizado sobre a BNCC, Realização de matrículas, Acompanhamento da semana pedagógica e Regência. Ressalta-se que as atividades desenvolvidas na escola campo foram compreendidas de forma positiva para uma formação sistematizada e pragmática enquanto graduando, demonstrando assim, a notória importância do PRP para o desenvolvimento profissional e formação docente.