A experiência pedagógica vivenciada através do Subprojeto Interdisciplinar EaD da Universidade Federal do Ceará – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) deu-se através de parceria com a Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni, localizada em Fortaleza/CE que sob o ponto de vista do aluno bolsista, teve sua relevante importância, uma vez que o intento era desenvolver habilidades importantes em relação às primeiras práticas docentes. No âmbito do projeto sobre ensino da Matemática, elaboramos seis atividades práticas a serem desenvolvidas junto às turmas de Matemática e discorreremos na próxima parte do presente relato. Em um total de seis encontros, foram discorridos: filmes (Donald no país da Matemática), atividades teórico-práticas abordando fração, divisibilidade, regra de três simples, potenciação, radiciação, equação do primeiro e segundo graus. Tudo isso regado a desafios propostos através de metodologias ativas, entre elas, o Socrative que é um aplicativo simples de ser utilizado tanto pelo professor quanto pelo aluno, podendo ser operado via web em diferentes navegadores, bem como ser baixado por meio da Play Store no Smartphones e Tablet. Nossa proposta de elaboração de atividades não constitui um reforço escolar, uma vez que os conteúdos trabalhados em sala não são os mesmos que o professor da turma aborda. Selecionamos assuntos da matemática básica como, por exemplo: fração, divisibilidade, regra de três simples, potência, radiciação e equação do segundo grau. O intuito foi otimizar o desempenho dos estudantes minimizando lacunas na disciplina Matemática.