A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103831 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1368 "inscrito_id" => 4623 "titulo" => "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A experiência pedagógica vivenciada através do Subprojeto Interdisciplinar EaD da Universidade Federal do Ceará – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) deu-se através de parceria com a Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni, localizada em Fortaleza/CE que sob o ponto de vista do aluno bolsista, teve sua relevante importância, uma vez que o intento era desenvolver habilidades importantes em relação às primeiras práticas docentes. No âmbito do projeto sobre ensino da Matemática, elaboramos seis atividades práticas a serem desenvolvidas junto às turmas de Matemática e discorreremos na próxima parte do presente relato. Em um total de seis encontros, foram discorridos: filmes (Donald no país da Matemática), atividades teórico-práticas abordando fração, divisibilidade, regra de três simples, potenciação, radiciação, equação do primeiro e segundo graus. Tudo isso regado a desafios propostos através de metodologias ativas, entre elas, o Socrative que é um aplicativo simples de ser utilizado tanto pelo professor quanto pelo aluno, podendo ser operado via web em diferentes navegadores, bem como ser baixado por meio da Play Store no Smartphones e Tablet. Nossa proposta de elaboração de atividades não constitui um reforço escolar, uma vez que os conteúdos trabalhados em sala não são os mesmos que o professor da turma aborda. Selecionamos assuntos da matemática básica como, por exemplo: fração, divisibilidade, regra de três simples, potência, radiciação e equação do segundo grau. O intuito foi otimizar o desempenho dos estudantes minimizando lacunas na disciplina Matemática." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4623_TB1368_06092023152433.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IUSEFF FRANKLIN DE ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "IUSEFF" "autor_email" => "iuseff@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103831 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1368 "inscrito_id" => 4623 "titulo" => "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A experiência pedagógica vivenciada através do Subprojeto Interdisciplinar EaD da Universidade Federal do Ceará – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) deu-se através de parceria com a Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni, localizada em Fortaleza/CE que sob o ponto de vista do aluno bolsista, teve sua relevante importância, uma vez que o intento era desenvolver habilidades importantes em relação às primeiras práticas docentes. No âmbito do projeto sobre ensino da Matemática, elaboramos seis atividades práticas a serem desenvolvidas junto às turmas de Matemática e discorreremos na próxima parte do presente relato. Em um total de seis encontros, foram discorridos: filmes (Donald no país da Matemática), atividades teórico-práticas abordando fração, divisibilidade, regra de três simples, potenciação, radiciação, equação do primeiro e segundo graus. Tudo isso regado a desafios propostos através de metodologias ativas, entre elas, o Socrative que é um aplicativo simples de ser utilizado tanto pelo professor quanto pelo aluno, podendo ser operado via web em diferentes navegadores, bem como ser baixado por meio da Play Store no Smartphones e Tablet. Nossa proposta de elaboração de atividades não constitui um reforço escolar, uma vez que os conteúdos trabalhados em sala não são os mesmos que o professor da turma aborda. Selecionamos assuntos da matemática básica como, por exemplo: fração, divisibilidade, regra de três simples, potência, radiciação e equação do segundo grau. O intuito foi otimizar o desempenho dos estudantes minimizando lacunas na disciplina Matemática." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4623_TB1368_06092023152433.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IUSEFF FRANKLIN DE ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "IUSEFF" "autor_email" => "iuseff@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }