Atualmente o processo de ensino-aprendizagem entende o estudante como parte central, adquirindo conhecimento e atribuindo significados, de tal forma, o papel do docente é ser o facilitador entre os conhecimentos prévios e os que irão ser aprendidos pelos alunos. A utilização de novas estratégias e faz necessário para promover um ensino contextualizado, assim o uso de diversos recursos pode tornar o ensino mais engajador e dinâmico, promovendo uma maior assimilação do conteúdo. Sob tal ótica, o presente artigo apresenta os resultados da aplicação de material didático e uma pesquisa de abordagem qualitativa que se desenvolveu em setembro de 2023, com o objetivo de conhecer a opinião dos alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola paraense sobre o uso de maquete como material didático facilitador do processo ensino-aprendizagem. Como instrumento de coleta de dados, foi feito o uso de questionário com cinco perguntas abertas, que foi aplicado com doze alunos, com uma média de idade de 17.75 anos. Os resultados obtidos até agora evidenciam que a utilização de maquetes pode contribuir de maneira significante com a aprendizagem dos discentes quanto ao assunto proposto. Portanto é importante desenvolver novas estratégias de ensino que consigam engajar os estudantes, e também, proporcionar um ensino mais contextualização, objetivando o desenvolvimento da aprendizagem, e não mais a memorização.