Este artigo relata a aplicação do RPG (Role-Playing Game) "Aventura no Reino das Potências" como uma estratégia pedagógica no ensino de potenciação para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A pesquisa destaca a importância das atividades lúdicas na aprendizagem, destacando o papel dos jogos educacionais como uma ferramenta pedagógica. Essas atividades podem promover a construção contínua do conhecimento, envolvendo os alunos de forma ativa no seu aprendizado. O uso de jogos, como o RPG, estimula habilidades cognitivas, sociais e práticas, como o raciocínio crítico e a colaboração. O RPG, em particular, é descrito como uma atividade que cria um ambiente envolvente e estimulante em sala de aula. A pesquisa revelou a que o uso desse jogo educacional aumentou o engajamento dos alunos, melhorou a compreensão conceitual e promoveu o desenvolvimento de habilidades sociais. Os resultados destacam a eficácia do RPG como uma ferramenta valiosa para tornar a aprendizagem mais significativa e envolvente, colocando os alunos como protagonistas ativos de sua própria educação. Além disso, o uso do RPG ofereceu um terreno fértil para o crescimento e o desenvolvimento do potencial dos alunos. No entanto, também são reconhecidas as dificuldades enfrentadas por alguns alunos durante a implementação do jogo, destacando a necessidade de avaliação e suporte individualizado. Portanto, o RPG "Aventura no Reino das Potências" possibilitou uma abordagem educacional que uniu imaginação, criatividade e compreensão dos conceitos matemáticos.