Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPLORANDO O RPG ‘AVENTURA NO REINO DAS POTÊNCIAS’: UMA JORNADA DE ENGAJAMENTO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103699
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1217
    "inscrito_id" => 1099
    "titulo" => "EXPLORANDO O RPG ‘AVENTURA NO REINO DAS POTÊNCIAS’: UMA JORNADA DE ENGAJAMENTO NO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo relata a aplicação do RPG (Role-Playing Game) "Aventura no Reino das Potências" como uma estratégia pedagógica no ensino de potenciação para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A pesquisa destaca a importância das atividades lúdicas na aprendizagem, destacando o papel dos jogos educacionais como uma ferramenta pedagógica. Essas atividades podem promover a construção contínua do conhecimento, envolvendo os alunos de forma ativa no seu aprendizado. O uso de jogos, como o RPG, estimula habilidades cognitivas, sociais e práticas, como o raciocínio crítico e a colaboração. O RPG, em particular, é descrito como uma atividade que cria um ambiente envolvente e estimulante em sala de aula. A pesquisa revelou a que o uso desse jogo educacional aumentou o engajamento dos alunos, melhorou a compreensão conceitual e promoveu o desenvolvimento de habilidades sociais. Os resultados destacam a eficácia do RPG como uma ferramenta valiosa para tornar a aprendizagem mais significativa e envolvente, colocando os alunos como protagonistas ativos de sua própria educação. Além disso, o uso do RPG ofereceu um terreno fértil para o crescimento e o desenvolvimento do potencial dos alunos. No entanto, também são reconhecidas as dificuldades enfrentadas por alguns alunos durante a implementação do jogo, destacando a necessidade de avaliação e suporte individualizado. Portanto, o RPG "Aventura no Reino das Potências" possibilitou uma abordagem educacional que uniu imaginação, criatividade e compreensão dos conceitos matemáticos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1099_TB1217_01092023200607.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GABRIELLY TOSTI DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariagabriellysouza@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103699
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1217
    "inscrito_id" => 1099
    "titulo" => "EXPLORANDO O RPG ‘AVENTURA NO REINO DAS POTÊNCIAS’: UMA JORNADA DE ENGAJAMENTO NO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo relata a aplicação do RPG (Role-Playing Game) "Aventura no Reino das Potências" como uma estratégia pedagógica no ensino de potenciação para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A pesquisa destaca a importância das atividades lúdicas na aprendizagem, destacando o papel dos jogos educacionais como uma ferramenta pedagógica. Essas atividades podem promover a construção contínua do conhecimento, envolvendo os alunos de forma ativa no seu aprendizado. O uso de jogos, como o RPG, estimula habilidades cognitivas, sociais e práticas, como o raciocínio crítico e a colaboração. O RPG, em particular, é descrito como uma atividade que cria um ambiente envolvente e estimulante em sala de aula. A pesquisa revelou a que o uso desse jogo educacional aumentou o engajamento dos alunos, melhorou a compreensão conceitual e promoveu o desenvolvimento de habilidades sociais. Os resultados destacam a eficácia do RPG como uma ferramenta valiosa para tornar a aprendizagem mais significativa e envolvente, colocando os alunos como protagonistas ativos de sua própria educação. Além disso, o uso do RPG ofereceu um terreno fértil para o crescimento e o desenvolvimento do potencial dos alunos. No entanto, também são reconhecidas as dificuldades enfrentadas por alguns alunos durante a implementação do jogo, destacando a necessidade de avaliação e suporte individualizado. Portanto, o RPG "Aventura no Reino das Potências" possibilitou uma abordagem educacional que uniu imaginação, criatividade e compreensão dos conceitos matemáticos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1099_TB1217_01092023200607.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GABRIELLY TOSTI DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariagabriellysouza@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo relata a aplicação do RPG (Role-Playing Game) "Aventura no Reino das Potências" como uma estratégia pedagógica no ensino de potenciação para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A pesquisa destaca a importância das atividades lúdicas na aprendizagem, destacando o papel dos jogos educacionais como uma ferramenta pedagógica. Essas atividades podem promover a construção contínua do conhecimento, envolvendo os alunos de forma ativa no seu aprendizado. O uso de jogos, como o RPG, estimula habilidades cognitivas, sociais e práticas, como o raciocínio crítico e a colaboração. O RPG, em particular, é descrito como uma atividade que cria um ambiente envolvente e estimulante em sala de aula. A pesquisa revelou a que o uso desse jogo educacional aumentou o engajamento dos alunos, melhorou a compreensão conceitual e promoveu o desenvolvimento de habilidades sociais. Os resultados destacam a eficácia do RPG como uma ferramenta valiosa para tornar a aprendizagem mais significativa e envolvente, colocando os alunos como protagonistas ativos de sua própria educação. Além disso, o uso do RPG ofereceu um terreno fértil para o crescimento e o desenvolvimento do potencial dos alunos. No entanto, também são reconhecidas as dificuldades enfrentadas por alguns alunos durante a implementação do jogo, destacando a necessidade de avaliação e suporte individualizado. Portanto, o RPG "Aventura no Reino das Potências" possibilitou uma abordagem educacional que uniu imaginação, criatividade e compreensão dos conceitos matemáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.