Apresentamos neste trabalho parte do relatório PIBIC/UFSC, que teve como objetivo mapear as características e a organização dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em especial da parte pedagógica. A partir de análise documental de cinco fontes distintas – com relatórios da UFSC e do e-MEC –, estudamos as 34 licenciaturas da Instituição (28 cursos presenciais e seis cursos em EaD), produzindo um panorama geral da formação inicial de professores nesta Universidade. Buscamos com a pesquisa responder as seguintes questões: qual o espaço e compromisso institucional da UFSC para com a formação docente? Como estão organizadas essas licenciaturas e quais são suas principais características? O que há de comum entre os Cursos? Os cursos incorporaram as diretrizes e políticas oficiais nas suas matrizes curriculares? Em síntese, a UFSC tem dado grande contribuição para a educação do estado catarinense e para outros estados próximos, assumindo a formação de professores para quase todos os componentes curriculares da educação básica e para diferentes modalidades de ensino. Apesar disso, há uma preocupação com a diminuição da procura pelas licenciaturas – o que não é uma particularidade nesta Universidade, mas um problema de todo o país, causado, entre outros motivos, pela falta de política de valorização do magistério e pela massificação dos cursos de licenciatura em EaD por instituições privadas.