A FORMAÇÃO INICIAL SOB O OLHAR DO RESIDENTE PEDAGÓGICO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103500 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 973 "inscrito_id" => 1759 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL SOB O OLHAR DO RESIDENTE PEDAGÓGICO" "resumo" => "Apresenta-se neste relato de caráter descritivo, uma experiência vivenciada através do Programa Residência Pedagógica, financiado pela (CAPES), com o subprojeto interdisciplinar no IFFar/SVS. O primeiro dia de regência no 6º ano do ensino fundamental na disciplina de Ciências, realizado na Escola-Campo: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora das Vitórias, do município de Cacequi-RS. Acreditando no importante papel que a escola desenvolve na sociedade, compartilhamos uma das atividades implementadas pelos residentes, de um momento fundamental para conhecer os estudantes da turma e planejar as próximas aulas; buscando aliar a prática a teoria, a fim de construir um ambiente que valoriza o protagonismo e a autonomia do estudante, baseado no lema da escola “ensinar e acolher”, compomos a equipe visando uma perspectiva de ensino-aprendizagem como um processo dialógico. Com o objetivo de conhecer os alunos, criar relações de empatia e proximidade a partir do desenvolvimento da escuta e o respeito entre os participantes realizamos a dinâmica do barbante, está que proporcionou um espaço de discussões sobre questões sociais e socioemocionais e uma abertura para que ambos se sentissem acolhidos e a vontade neste ambiente, ressaltarmos a importância de ouvir o outro e como o processo de colaboração é importante para conseguirmos atingir objetivos coletivos. Como futuros professores acreditamos que o papel da escola na sociedade vai muito além do ensino-aprendizagem de conteúdo e conhecimento científico é a partir dela que as pessoas aprendem a socializar, constituindo sua formação cidadã e intelectual." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1759_TB973_17112023212033.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉSIA DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "KÉSIA" "autor_email" => "kesia.2019004124@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103500 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 973 "inscrito_id" => 1759 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL SOB O OLHAR DO RESIDENTE PEDAGÓGICO" "resumo" => "Apresenta-se neste relato de caráter descritivo, uma experiência vivenciada através do Programa Residência Pedagógica, financiado pela (CAPES), com o subprojeto interdisciplinar no IFFar/SVS. O primeiro dia de regência no 6º ano do ensino fundamental na disciplina de Ciências, realizado na Escola-Campo: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora das Vitórias, do município de Cacequi-RS. Acreditando no importante papel que a escola desenvolve na sociedade, compartilhamos uma das atividades implementadas pelos residentes, de um momento fundamental para conhecer os estudantes da turma e planejar as próximas aulas; buscando aliar a prática a teoria, a fim de construir um ambiente que valoriza o protagonismo e a autonomia do estudante, baseado no lema da escola “ensinar e acolher”, compomos a equipe visando uma perspectiva de ensino-aprendizagem como um processo dialógico. Com o objetivo de conhecer os alunos, criar relações de empatia e proximidade a partir do desenvolvimento da escuta e o respeito entre os participantes realizamos a dinâmica do barbante, está que proporcionou um espaço de discussões sobre questões sociais e socioemocionais e uma abertura para que ambos se sentissem acolhidos e a vontade neste ambiente, ressaltarmos a importância de ouvir o outro e como o processo de colaboração é importante para conseguirmos atingir objetivos coletivos. Como futuros professores acreditamos que o papel da escola na sociedade vai muito além do ensino-aprendizagem de conteúdo e conhecimento científico é a partir dela que as pessoas aprendem a socializar, constituindo sua formação cidadã e intelectual." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1759_TB973_17112023212033.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉSIA DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "KÉSIA" "autor_email" => "kesia.2019004124@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }