O cimento asfáltico de petróleo (CAP) é o principal aglutinante utilizado no revestimento brasileiro, sendo, dentre todos os componentes da mistura asfáltica, o que sofre maior impacto com as cargas solicitantes. O CAP 50/70, apresenta-se atualmente como o mais utilizado nas estruturas rodoviárias brasileira e amplamente utilizado em pesquisas da área, sendo comumente associado a aditivos para melhoramento de suas características, o incremento de aditivos ao ligante proporciona melhorias físicas, químicas e reológicas. A correta caracterização do CAP é de crucial importância para a sua aplicação, e se dá através de ensaios normatizados pela ABNT, ensaios como penetração, ponto de amolecimento, índice de suscetibilidade térmica, ponto de fulgor e viscosidade rotacional, esses ensaios são considerados como básicos para uma correta avaliação de uma amostra de CAP. O óleo de linhaça é extraído da linhaça, a semente do linho (Linus usitatissimum), apresentando cor alaranjada e rico em ácidos graxos e proteína, sendo um óleo inerte, antioxidante, de fácil mistura, biodegradável e apresenta grande quantidade de ácidos linoléico e linolênico em sua composição. Esse estudo tem como objetivo avaliar a influência da adição de óleo de linhaça nas propriedades reológicas do cimento asfáltico de petróleo. Onde as amostras apresentaram uma significativa redução em sua viscosidade e temperaturas de trabalhabilidade, assim a mistura terá uma redução na sua temperatura de usinagem e compactação, mantendo as características do CAP. Assim, o acréscimo de óleo de linhaça ao CAP 50/70, torna-se uma excelente alternativa para tornar a usinagem e aplicação deste ligante mais econômica.