O óleo diesel é um derivado de petróleo com papel de destaque na economia, uma vez que é o derivado de petróleo mais consumido no Brasil. Os tipos de óleo diesel comercializados no país são classificados em rodoviário (S10 e S500) e marítimo (DMA e DMB). A qualidade desses combustíveis deve atender às exigências legais, para evitar práticas de adulteração, manter o bom funcionamento dos motores, a saúde dos que o manipulam e minimizar os impactos ao meio ambiente. Metodologias convencionais vem sendo amplamente utilizadas na determinação da adequabilidade do diesel. A técnica de destilação simulada por cromatografia gasosa, apesar de ainda não ser aceita para fins de especificação de produtos, tem encontrado ampla aceitação e aplicabilidade. Este trabalho tem como objetivo avaliar as características físico-químicas do óleo diesel rodoviário e marítimo através de metodologias convencionais e da técnica de destilação simulada. A massa específica, o ponto de fulgor, o teor de biodiesel, a viscosidade cinemática e a curva de destilação (D86) foram determinadas para amostras de óleo diesel dos tipos S10, S500 e Diesel Marítimo. Os óleos também foram caracterizados por Destilação Simulada por Cromatografia Gasosa (D2887). Os resultados da caracterização físico-química mostraram que todas as amostras analisadas apresentaram resultados em conformidade com as especificações vigentes. Através dos dados de destilação simulada foi observado que a diminuição do teor de enxofre provocou aumento das temperaturas de ebulição das frações iniciais e a redução das temperaturas de ebulição das frações médias e pesadas.