Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A TEMÁTICA “ESGOTO SANITÁRIO” PARA PROMOVER DEBATE SOCIOAMBIENTAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103321
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 5650
    "titulo" => "A TEMÁTICA “ESGOTO SANITÁRIO” PARA PROMOVER DEBATE SOCIOAMBIENTAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTS"
    "resumo" => "A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem com um movimento de buscar melhorias na aprendizagem dos alunos, tornando-os sujeitos mais humanos, críticos e autores dos seus próprios pensamentos, que tem como objetivo promover a alfabetização cientifica. Dessa maneira, é possível promover essa perspectiva através da contextualização dos temas trabalhados em sala de aula, dentre os quais estão as questões socioambientais. Nessas questões pode-se incluir o tema esgoto sanitário tendo em vista os últimos percentuais divulgados sobre o tratamento de esgoto no Brasil. Neste contexto, está sendo desenvolvido um Trabalho de Conclusão de Curso que busca desenvolver uma proposta de contextualização do Ensino de Química no Ensino Médio, através de uma perspectiva CTS, a partir do tema esgoto sanitário. Uma das etapas de tal trabalho é apresentada na presente pesquisa, que tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre o uso do assunto esgoto sanitário como temática para debates socioambientais, em uma perspectiva CTS, relacionada ao ensino de Química. Desta forma, a metodologia adotada é uma revisão bibliográfica de artigos científicos indexados pelo Google Acadêmico. Como resultados, foram encontradas pouquíssimas publicações relacionando o esgoto sanitário com o Ensino de Química em uma perspectiva CTS, o que demostra que esse assunto, muito relevante para os cidadãos estudantes, ainda precisa ser mais bem aproveitado no ambienta escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID5650_TB754_31082023091444.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA ANDRESSA PODEWILS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianapodewils.rs@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103321
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 5650
    "titulo" => "A TEMÁTICA “ESGOTO SANITÁRIO” PARA PROMOVER DEBATE SOCIOAMBIENTAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTS"
    "resumo" => "A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem com um movimento de buscar melhorias na aprendizagem dos alunos, tornando-os sujeitos mais humanos, críticos e autores dos seus próprios pensamentos, que tem como objetivo promover a alfabetização cientifica. Dessa maneira, é possível promover essa perspectiva através da contextualização dos temas trabalhados em sala de aula, dentre os quais estão as questões socioambientais. Nessas questões pode-se incluir o tema esgoto sanitário tendo em vista os últimos percentuais divulgados sobre o tratamento de esgoto no Brasil. Neste contexto, está sendo desenvolvido um Trabalho de Conclusão de Curso que busca desenvolver uma proposta de contextualização do Ensino de Química no Ensino Médio, através de uma perspectiva CTS, a partir do tema esgoto sanitário. Uma das etapas de tal trabalho é apresentada na presente pesquisa, que tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre o uso do assunto esgoto sanitário como temática para debates socioambientais, em uma perspectiva CTS, relacionada ao ensino de Química. Desta forma, a metodologia adotada é uma revisão bibliográfica de artigos científicos indexados pelo Google Acadêmico. Como resultados, foram encontradas pouquíssimas publicações relacionando o esgoto sanitário com o Ensino de Química em uma perspectiva CTS, o que demostra que esse assunto, muito relevante para os cidadãos estudantes, ainda precisa ser mais bem aproveitado no ambienta escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID5650_TB754_31082023091444.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA ANDRESSA PODEWILS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianapodewils.rs@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem com um movimento de buscar melhorias na aprendizagem dos alunos, tornando-os sujeitos mais humanos, críticos e autores dos seus próprios pensamentos, que tem como objetivo promover a alfabetização cientifica. Dessa maneira, é possível promover essa perspectiva através da contextualização dos temas trabalhados em sala de aula, dentre os quais estão as questões socioambientais. Nessas questões pode-se incluir o tema esgoto sanitário tendo em vista os últimos percentuais divulgados sobre o tratamento de esgoto no Brasil. Neste contexto, está sendo desenvolvido um Trabalho de Conclusão de Curso que busca desenvolver uma proposta de contextualização do Ensino de Química no Ensino Médio, através de uma perspectiva CTS, a partir do tema esgoto sanitário. Uma das etapas de tal trabalho é apresentada na presente pesquisa, que tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre o uso do assunto esgoto sanitário como temática para debates socioambientais, em uma perspectiva CTS, relacionada ao ensino de Química. Desta forma, a metodologia adotada é uma revisão bibliográfica de artigos científicos indexados pelo Google Acadêmico. Como resultados, foram encontradas pouquíssimas publicações relacionando o esgoto sanitário com o Ensino de Química em uma perspectiva CTS, o que demostra que esse assunto, muito relevante para os cidadãos estudantes, ainda precisa ser mais bem aproveitado no ambienta escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.