Os profissionais da educação, especialmente os professores, precisam registrar e publicizar as suas experiências, recursos, avanços e desafios de modo a refletir sobre o seu campo de atuação. Com isso, buscamos com este trabalho apresentar um relato de experiências com as narrativas oriundas das experiências formativas vivenciadas no PIBID – Alfabetização da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, destacando-se as falas, os desafios e as expectativas das vivências realizadas entre os Pibidianos, e a supervisora de campo diante o processo de alfabetização. Desse modo, objetivamos (i) dialogar sobre as contribuições que a supervisora de campo dispõe e que são essenciais a formação inicial dos alunos, bolsistas do PIBID, na área de alfabetização, e, (ii) descrever as concepções teóricas e práticas que foram construídas no campo, como foco na alfabetização das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Cremos que dentre essas concepções os recursos pedagógicos, o planejamento e as estratégias lúdicas elaboradas com foco na alfabetização, podem possibilitar o desenvolvimento da criança de maneira prazerosa. Para sedimentar nossa proposta utilizamo-nos alguns autores como: Rojo (1998); Soares (2003); Tfouni (1988), dentre outros. Consideramos que, a supervisora mantém um papel fundamental quanto à organização e diálogo referentes ao nosso processo formativo, nos orientando diante as práticas docentes e discentes. Portanto, estarmos atuando no campo do PIBID, realizando atividades juntamente com a professora e observando o cotidiano estudantil, nos permitindo vivenciar a realidade docente no cenário atual e ter uma formação humana.