O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivida no Programa Residência Pedagógica, através do curso de Geografia Licenciatura, na escola Elozira dos Santos Thomé, situada em Rio Branco-AC. Tal relato busca apresentar os resultados obtidos através das intervenções realizadas com as turmas do ensino fundamental II. Também explora os complexos dilemas enfrentados pelos alunos PCD no ambiente escolar, com um enfoque especial na precariedade na formação dos educadores. Ao abordar essa lacuna na formação docente, destaca-se a relevância de um corpo docente capacitado e sensibilizado, capaz de promover uma educação verdadeiramente inclusiva e enriquecedora para todos os estudantes e referenciar a importância do professor. Busca também descrever a importância do Programa que é uma peça fundamental para a formação de futuros professores. O trabalho tem como forma um relato de experiência que apresentará a metodologia utilizada nas aulas, as discussões acerca dele, o modelo de ensino-aprendizagem dos professores, os resultados exitosos obtidos. A residência pedagógica, no entender do ministro da Educação, “é um caminho que vai facilitar a amplitude do conhecimento prático profissional e a substancial melhoria da qualidade do ensino na educação básica.” (CARDIM, 2017, p. 1).