O presente relato de experiência aborda a vivência dos autores como participantes do curso de capacitação “Produção de Audiovisual para Ensino” do Projeto de Extensão Acervo de Videoaulas de Matemática (ACERMAT), cujo propósito é a produção de videoaulas de matemática estruturadas e de curta duração, utilizando ferramentas e técnicas cinematográficas, e o armazenamento destas produções em um acervo para acesso do público como Recursos Educacionais Abertos (REA). Levando em consideração a influência e importância da produção audiovisual na sociedade, utilizar técnicas cinematográficas para produzir videoaulas atrativas e de qualidade é uma alternativa interessante, visto que muitos dos alunos chegam à escola como telespectadores, com acesso à videogames, celulares e internet em suas vivências diárias. Desta forma, é necessário pensar em incluir recursos audiovisuais, como videoaulas, na atividade docente, com o intuito de cativar os alunos e gerar interesse pelo que está sendo ensinado. Para produzir uma videoaula de qualidade e atrativa para os estudantes, é necessário atenção e cuidado em todas as etapas da produção, desde a roteirização, gravação, edição, até a finalização e distribuição do vídeo. Ao fim da capacitação, os autores e participantes tiveram a oportunidade de aprimorar a sua formação, desenvolvendo a capacidade de criar videoaulas envolventes e interativas para promover uma experiência de aprendizagem transformadora. A ideia norteadora deste relato de experiência é a de que ele possa contribuir para discussões e reflexões sobre a importância de uma videoaula bem produzida e acessível, capaz de gerar um impacto significativo na experiência de aprendizagem dos estudantes.