FERRÃO, Lucilene Patzlaff et al.. Visitas e observações na escola parceira. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103181>. Acesso em: 22/11/2024 01:14
As visitas em espaços escolares são muito procuradas por futuros professores, já que na maioria das vezes, são o primeiro contato dos acadêmicos com o espaço escolar. Este texto tem como objetivo compartilhar a experiência de observar a turma de 1º ano do Ensino Fundamental, já que as observações permitem aos acadêmicos conhecer a turma e perceber a diversidade de práticas pedagógicas. As observações ocorreram na escola parceira João Beda Körbes do Subprojeto Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Durante as observações, percebemos aspectos relacionados ao cotidiano da escola, a organização e as dinâmicas da turma, bem como as práticas pedagógicas apresentadas pela professora supervisora. Além disso, foram percebidos outros espaços, além da sala de aula, que tem como propósito oportunizar às crianças interagirem com a exploração e com os colegas. Também, nos familiarizamos com os documentos normativos, como Planejamento Político Pedagógico e Planos de trabalho, bem como com técnicas criativas utilizadas pela professora, que visem a participação coletiva dos estudantes, sem deixar de lado as individualidades de cada um. As visitas e as observações à escola parceira foram muito significativas para para nós acadêmicas, pois possibilitaram pontuar diversas vivências que sinalizaram a importância da observação para a prática pedagógica, conhecer a realidade da turma, as metodologias utilizadas e a busca constante pelo conhecimento.