Este presente trabalho tem o objetivo de descrever e refletir sobre a realização de uma prática pedagógica de desenvolvimento da consciência fonológica enfatizando rimas, bem como da consciência de sílabas, e fonemas em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental. A atividade foi aplicada em uma escola municipal, vinculada ao Programa Residência Pedagógica - núcleo alfabetização, da Universidade Estadual de Maringá. Para fundamentar nossa prática, utilizamos da pesquisa bibliográfica, tendo Jaime Zorzi (2017), Magda Soares (2004; 2010; 2020), Maria João Freitas, Dina Alves e Teresa Costa (2007) como principais referências A partir dos resultados da atividade aplicada foi possível constatar a importância do professor em se apropriar do conteúdo e planejar as aulas para o desenvolvimento das atividades alcançar o objetivo traçado. A partir dessa apropriação e planejamento, o professor pensa e cria estratégias didáticas para ensinar de forma mais clara, objetiva e interativa, visto que a aquisição do conteúdo não se dá da mesma forma para todos os alunos.