O texto descreve a experiência da autora durante o programa de Residência Pedagógica da CAPES. Esse programa visa fortalecer os conhecimentos teóricos dos acadêmicos de licenciatura por meio da prática de ensino, promovendo pesquisa colaborativa e produção acadêmica baseada em experiências em sala de aula. O relato se concentra em uma regência realizada em uma turma de Infantil IV entre março e agosto de 2023, abordando a temática de identidade e diversidade. A escolha desse tema foi baseada na necessidade de formação das crianças, alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O texto explora a relevância da identidade na infância, relacionando-a às questões raciais e culturais. Foram realizadas atividades como leitura de livros, dinâmicas e reflexões sobre emoções, assim como a criação de documentos de identidade simbólicos e exploração da diversidade por meio de uma história. O texto conclui que a experiência enriqueceu a formação da autora, destacando a importância da interligação entre teoria e prática na educação, além de ressaltar o papel da escola na formação da identidade dos alunos e preparação dos futuros educadores.