Neste experiência conduzida em uma escola de tempo integral em Quixadá, Ceará, a dinâmica da "Caixa das Preocupações" foi implementada na turma de 2º ano A, com o objetivo de identificar e abordar as preocupações dos alunos. Coordenado por bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, em colaboração com a Professora Supervisora, o método envolveu a escrita anônima das preocupações em pedaços de papel, seguida de discussões em grupo sobre cada preocupação. A análise cognitiva dessas inquietações permitiu a identificação de pensamentos automáticos negativos e crenças disfuncionais, que foram então desafiados e reestruturados com o apoio dos facilitadores. Além disso, estratégias saudáveis de enfrentamento foram discutidas, encorajando os alunos a considerar ações concretas para lidar com suas preocupações. Ao oferecer um espaço seguro e orientação, a dinâmica procurou capacitar os alunos a lidar de maneira mais eficaz com suas preocupações, fornecendo ferramentas valiosas para sua jornada educacional e pessoal. Com isso, o estudo contribuiu para a promoção do bem-estar emocional e o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento entre os estudantes s do 2º ano A.