VIAGEM POR UMA PROPOSTA DIDÁTICA CONSIDERANDO AS NECESSIDADES DOS ESTUDANTES NEURO DIVERGENTES
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102832 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 203 "inscrito_id" => 2080 "titulo" => "VIAGEM POR UMA PROPOSTA DIDÁTICA CONSIDERANDO AS NECESSIDADES DOS ESTUDANTES NEURO DIVERGENTES" "resumo" => "O trabalho relata a experiência realizada junto ao Oitavo Ano da Escola Municipal Porto Novo de Lajeado, em parceria com o Pibid coordenado pela Universidade do Vale do Taquari na elaboração de uma sequência didática interdisciplinar que contemplasse, desde o início, a realidade dos estudantes Neurodivergentes, a saber, aqueles com Transtorno de Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dislexia, bem como aqueles com Superdotação/Altas Habilidades. Com a equiparação entre TDAH e TEA pela legislação brasileira e a união de ambas doenças no CID-11, as instituições de ensino brasileiras precisam se preparar para a integração deste contingente de alunos, um quadro sub-diagnosticado. Segundo a Universidade de Stanford, entre 15% e 20% da população mundial se enquadra entre os chamados Neuro Divergentes, que além dos casos já citados, inclui também a chamada Superdotação/Altas Habilidades. Independente do caso, o Brasil já garante a estes estudantes o direito a um Plano de Estudo Individualizado, acompanhamento especial e adequação curricular. O trabalho realizado partiu do pressuposto de que, se invertermos a regra padrão e considerarmos estas necessidades desde o início na elaboração das aulas, reduz-se a diferença de aproveitamento entre os neurotípicos e neurodivergentes e assim, consequentemente, reduzir as adaptações individuais posteriores. A escola parceira do Pibid trabalha com Pedagogia de Projetos, o que por si só já é um avanço na integração deste contingente e nosso trabalho pretende agregar algumas técnicas e reflexões que agreguem valor ao trabalho já desenvolvido na EMEF Porto Novo na elaboração de uma sequência didática não-capacitista." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2080_TB203_26082023200550.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PETER KRAUSE" "autor_nome_curto" => "PETER KRAUSE" "autor_email" => "peter.krause@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102832 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 203 "inscrito_id" => 2080 "titulo" => "VIAGEM POR UMA PROPOSTA DIDÁTICA CONSIDERANDO AS NECESSIDADES DOS ESTUDANTES NEURO DIVERGENTES" "resumo" => "O trabalho relata a experiência realizada junto ao Oitavo Ano da Escola Municipal Porto Novo de Lajeado, em parceria com o Pibid coordenado pela Universidade do Vale do Taquari na elaboração de uma sequência didática interdisciplinar que contemplasse, desde o início, a realidade dos estudantes Neurodivergentes, a saber, aqueles com Transtorno de Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dislexia, bem como aqueles com Superdotação/Altas Habilidades. Com a equiparação entre TDAH e TEA pela legislação brasileira e a união de ambas doenças no CID-11, as instituições de ensino brasileiras precisam se preparar para a integração deste contingente de alunos, um quadro sub-diagnosticado. Segundo a Universidade de Stanford, entre 15% e 20% da população mundial se enquadra entre os chamados Neuro Divergentes, que além dos casos já citados, inclui também a chamada Superdotação/Altas Habilidades. Independente do caso, o Brasil já garante a estes estudantes o direito a um Plano de Estudo Individualizado, acompanhamento especial e adequação curricular. O trabalho realizado partiu do pressuposto de que, se invertermos a regra padrão e considerarmos estas necessidades desde o início na elaboração das aulas, reduz-se a diferença de aproveitamento entre os neurotípicos e neurodivergentes e assim, consequentemente, reduzir as adaptações individuais posteriores. A escola parceira do Pibid trabalha com Pedagogia de Projetos, o que por si só já é um avanço na integração deste contingente e nosso trabalho pretende agregar algumas técnicas e reflexões que agreguem valor ao trabalho já desenvolvido na EMEF Porto Novo na elaboração de uma sequência didática não-capacitista." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2080_TB203_26082023200550.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PETER KRAUSE" "autor_nome_curto" => "PETER KRAUSE" "autor_email" => "peter.krause@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }