Este trabalho é um relato de experiência que aborda as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino de ciências com o objetivo de tornar o aprendizado dos estudantes dinâmico, ao implementar recursos tecnológicos de modo a promover a alfabetização científica e tecnológica, além de destacar a contribuição do subprojeto na formação docente. As atividades foram desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculados à Universidade Federal Rural da Amazônia, campus-Tomé-Açu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas. como metodologia foi utilizado principalmente um projetor de vídeo, no qual eram levados vídeos e curiosidades acerca dos assuntos visto em aula, posteriormente foi empregue um quiz na plataforma “Kahoot” com os temas “Células” “DNA e Hereditariedade” “Teoria Celular”. Motivando cada um a manter atenção nas aulas e vídeos para que possam responder com agilidade e reflexão, em grupos foram separados em sala, aqueles que recebiam os pódios dos melhores eram premiados com chocolates e pontos extras. Os resultados apontaram que a associação do ensino com a tecnologia contribui para uma educação de qualidade que possibilita a conexão com espaços mais dinâmicos onde os alunos são imersos a um conhecimento científico. Além disso, a experiência de levar o conhecimento adquirido na universidade para os estudantes foi enriquecedora, onde foi despertado o interesse em contribuir ainda mais no conhecimento científico enquanto docentes. Conclui-se, portanto, a importância no desenvolvimento dessas atividades que estimulam um bom aprendizado aos alunos e contribui na formação dos futuros professores