Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma reflexão acerca do Programa Residência Pedagógica (PRP), evidenciando e notabilizando os impactos positivos e a importância imensurável que o PRP proporciona aos discentes do ensino médio, assistidos pelos residentes e preceptora, mas principalmente as contribuições que esse programa traz aos Licenciandos do Curso de Letras/Português a distância do Instituto Federal de Alagoas- UAB/Campus Palmeira dos Índios, levando em consideração que os discentes inseridos na modalidade EAD, por muitas vezes, acabam tendo o contato prático dentro da sala de aula e com a formação docente apenas e exclusivamente nos momentos delimitados do componente obrigatório estágio curricular supervisionado, o que não permite uma amplitude nas trocas de saberes necessárias para uma formação de qualidade, que apenas a presencialidade e a troca de saberes da experiência cotidiana proporcionam. Baseando as experiências vivenciadas na trajetória de ensino-aprendizagem, dentro da escola campo e atrelando as práticas de ensinar língua portuguesa com uma visão completa do indivíduo, respeitando as singularidades do aluno e implantando novas formas de aprender e ensinar, como, por exemplo, o “Sarau Literário” e a “Exposição de Cordéis”, refletimos, a partir das contribuições teóricas de estudiosos, como foi possível evidenciar as incontáveis melhorias que a participação no PRP trouxe para o engajamento dos cursistas na reta final de graduação, constituindo-se peça fundamental e principal dose de ânimo no processo de aperfeiçoamento no cenário de formação docente tão necessário, principalmente, para os acadêmicos que fazem parte do corpo discente da UAB- Universidade Aberta do Brasil.