NOTABILIDADE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102821 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 5509 "titulo" => "NOTABILIDADE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma reflexão acerca do Programa Residência Pedagógica (PRP), evidenciando e notabilizando os impactos positivos e a importância imensurável que o PRP proporciona aos discentes do ensino médio, assistidos pelos residentes e preceptora, mas principalmente as contribuições que esse programa traz aos Licenciandos do Curso de Letras/Português a distância do Instituto Federal de Alagoas- UAB/Campus Palmeira dos Índios, levando em consideração que os discentes inseridos na modalidade EAD, por muitas vezes, acabam tendo o contato prático dentro da sala de aula e com a formação docente apenas e exclusivamente nos momentos delimitados do componente obrigatório estágio curricular supervisionado, o que não permite uma amplitude nas trocas de saberes necessárias para uma formação de qualidade, que apenas a presencialidade e a troca de saberes da experiência cotidiana proporcionam. Baseando as experiências vivenciadas na trajetória de ensino-aprendizagem, dentro da escola campo e atrelando as práticas de ensinar língua portuguesa com uma visão completa do indivíduo, respeitando as singularidades do aluno e implantando novas formas de aprender e ensinar, como, por exemplo, o “Sarau Literário” e a “Exposição de Cordéis”, refletimos, a partir das contribuições teóricas de estudiosos, como foi possível evidenciar as incontáveis melhorias que a participação no PRP trouxe para o engajamento dos cursistas na reta final de graduação, constituindo-se peça fundamental e principal dose de ânimo no processo de aperfeiçoamento no cenário de formação docente tão necessário, principalmente, para os acadêmicos que fazem parte do corpo discente da UAB- Universidade Aberta do Brasil." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5509_TB192_26082023104152.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHÁLIA CARVALHO TAVARES" "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA" "autor_email" => "nct1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102821 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 5509 "titulo" => "NOTABILIDADE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma reflexão acerca do Programa Residência Pedagógica (PRP), evidenciando e notabilizando os impactos positivos e a importância imensurável que o PRP proporciona aos discentes do ensino médio, assistidos pelos residentes e preceptora, mas principalmente as contribuições que esse programa traz aos Licenciandos do Curso de Letras/Português a distância do Instituto Federal de Alagoas- UAB/Campus Palmeira dos Índios, levando em consideração que os discentes inseridos na modalidade EAD, por muitas vezes, acabam tendo o contato prático dentro da sala de aula e com a formação docente apenas e exclusivamente nos momentos delimitados do componente obrigatório estágio curricular supervisionado, o que não permite uma amplitude nas trocas de saberes necessárias para uma formação de qualidade, que apenas a presencialidade e a troca de saberes da experiência cotidiana proporcionam. Baseando as experiências vivenciadas na trajetória de ensino-aprendizagem, dentro da escola campo e atrelando as práticas de ensinar língua portuguesa com uma visão completa do indivíduo, respeitando as singularidades do aluno e implantando novas formas de aprender e ensinar, como, por exemplo, o “Sarau Literário” e a “Exposição de Cordéis”, refletimos, a partir das contribuições teóricas de estudiosos, como foi possível evidenciar as incontáveis melhorias que a participação no PRP trouxe para o engajamento dos cursistas na reta final de graduação, constituindo-se peça fundamental e principal dose de ânimo no processo de aperfeiçoamento no cenário de formação docente tão necessário, principalmente, para os acadêmicos que fazem parte do corpo discente da UAB- Universidade Aberta do Brasil." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5509_TB192_26082023104152.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHÁLIA CARVALHO TAVARES" "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA" "autor_email" => "nct1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }