A fermentação é um processo utilizado pela humanidade há muito tempo na produção de alimentos fermentados e conservação dos mesmos, e caracteriza-se pela transformação de um carboidrato em gás carbônico e um composto orgânico simples. Os microrganismos fermentadores são utilizados para a produção de uma diversidade de produtos alimentícios muito apreciados e consumidos pela população, como pães e iogurte. Diante da grande dificuldade dos alunos, principalmente da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em compreender as reações bioquímicas desses processos, a experimentação e a contextualização, abordando esses assuntos de forma participativa e investigativa, cria um vínculo entre o estudante e o conhecimento bioquímico, trazendo significado. Este relato descreve a vivência prática de uma experiência científica na construção do aprendizado, desenvolvendo o pensamento científico sobre a importância dos microrganismos para os seres humanos, em uma turma de EJA. Foi desenvolvida uma sequência didática investigativa, composta por quatro aulas, em que a problemática foi apresentada na primeira aula, gerando uma pergunta norteadora para as aulas seguintes, quando os alunos fizeram experimentos sem o conhecimento prévio dos resultados esperados. A partir das observações e dos dados obtidos, os alunos voltaram à pergunta inicial, para a qual propuseram, juntos, uma resposta. Observou-se o desenvolvimento de habilidades importantes para o processo de aprendizagem, como a capacidade de observação e formulação de hipóteses, e o estabelecimento de conexões para a construção de um entendimento maduro e coeso do conhecimento envolvido.