Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105033 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2725 "inscrito_id" => 6851 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Campus Realeza, desempenha um papel crucial na formação de seus alunos, especialmente no Curso de Pedagogia - Licenciatura. Aborda-se neste trabalho as iniciativas e os desafios enfrentados para enriquecer a formação acadêmica dos estudantes nesse contexto específico. O Campus Realeza enfrenta a difícil tarefa de formar professores em um ambiente de recursos limitados e pequeno número de vagas (20 a cada dois anos). No entanto, busca-se estratégias para fortalecer o percurso formativo de seus estudantes, destacando-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Componente Curricular (CCR) Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC). Neste trabalho apresentar-se-á uma das estratégias utilizadas no processo formativo, a realização de Rodas de Conversa, abordando diversos temas relevantes para a formação dos futuros pedagogos, como Educação Básica, Educação Infantil, Autismo, Alfabetização e Letramento, Identidade e cultura de fronteira, entre outros. Essas rodas de conversa são espaços de interação entre estudantes, professores, coordenadores, gestores da Educação Básica e outros atores da região. Além de promover a interação e a troca de conhecimento, as Rodas de Conversa incentivam o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, tão importantes na formação acadêmica e profissional. Destaca-se a relevância de uma Roda de Conversa especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que contou com a participação de profissionais experientes na área. Esse evento proporcionou uma rica discussão sobre as demandas relacionadas ao TEA e contribuiu para uma compreensão mais profunda do tema.A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Campus Realeza, desempenha um papel crucial na formação de seus alunos, especialmente no Curso de Pe" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6851_TB2725_27102023201151.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FALLER DEOLA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaelfallerdeola@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105033 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2725 "inscrito_id" => 6851 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Campus Realeza, desempenha um papel crucial na formação de seus alunos, especialmente no Curso de Pedagogia - Licenciatura. Aborda-se neste trabalho as iniciativas e os desafios enfrentados para enriquecer a formação acadêmica dos estudantes nesse contexto específico. O Campus Realeza enfrenta a difícil tarefa de formar professores em um ambiente de recursos limitados e pequeno número de vagas (20 a cada dois anos). No entanto, busca-se estratégias para fortalecer o percurso formativo de seus estudantes, destacando-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Componente Curricular (CCR) Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC). Neste trabalho apresentar-se-á uma das estratégias utilizadas no processo formativo, a realização de Rodas de Conversa, abordando diversos temas relevantes para a formação dos futuros pedagogos, como Educação Básica, Educação Infantil, Autismo, Alfabetização e Letramento, Identidade e cultura de fronteira, entre outros. Essas rodas de conversa são espaços de interação entre estudantes, professores, coordenadores, gestores da Educação Básica e outros atores da região. Além de promover a interação e a troca de conhecimento, as Rodas de Conversa incentivam o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, tão importantes na formação acadêmica e profissional. Destaca-se a relevância de uma Roda de Conversa especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que contou com a participação de profissionais experientes na área. Esse evento proporcionou uma rica discussão sobre as demandas relacionadas ao TEA e contribuiu para uma compreensão mais profunda do tema.A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Campus Realeza, desempenha um papel crucial na formação de seus alunos, especialmente no Curso de Pe" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6851_TB2725_27102023201151.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FALLER DEOLA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaelfallerdeola@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Campus Realeza, desempenha um papel crucial na formação de seus alunos, especialmente no Curso de Pedagogia - Licenciatura. Aborda-se neste trabalho as iniciativas e os desafios enfrentados para enriquecer a formação acadêmica dos estudantes nesse contexto específico. O Campus Realeza enfrenta a difícil tarefa de formar professores em um ambiente de recursos limitados e pequeno número de vagas (20 a cada dois anos). No entanto, busca-se estratégias para fortalecer o percurso formativo de seus estudantes, destacando-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Componente Curricular (CCR) Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC). Neste trabalho apresentar-se-á uma das estratégias utilizadas no processo formativo, a realização de Rodas de Conversa, abordando diversos temas relevantes para a formação dos futuros pedagogos, como Educação Básica, Educação Infantil, Autismo, Alfabetização e Letramento, Identidade e cultura de fronteira, entre outros. Essas rodas de conversa são espaços de interação entre estudantes, professores, coordenadores, gestores da Educação Básica e outros atores da região. Além de promover a interação e a troca de conhecimento, as Rodas de Conversa incentivam o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, tão importantes na formação acadêmica e profissional. Destaca-se a relevância de uma Roda de Conversa especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que contou com a participação de profissionais experientes na área. Esse evento proporcionou uma rica discussão sobre as demandas relacionadas ao TEA e contribuiu para uma compreensão mais profunda do tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.