A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Campus Realeza, desempenha um papel crucial na formação de seus alunos, especialmente no Curso de Pedagogia - Licenciatura. Aborda-se neste trabalho as iniciativas e os desafios enfrentados para enriquecer a formação acadêmica dos estudantes nesse contexto específico. O Campus Realeza enfrenta a difícil tarefa de formar professores em um ambiente de recursos limitados e pequeno número de vagas (20 a cada dois anos). No entanto, busca-se estratégias para fortalecer o percurso formativo de seus estudantes, destacando-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Componente Curricular (CCR) Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC). Neste trabalho apresentar-se-á uma das estratégias utilizadas no processo formativo, a realização de Rodas de Conversa, abordando diversos temas relevantes para a formação dos futuros pedagogos, como Educação Básica, Educação Infantil, Autismo, Alfabetização e Letramento, Identidade e cultura de fronteira, entre outros. Essas rodas de conversa são espaços de interação entre estudantes, professores, coordenadores, gestores da Educação Básica e outros atores da região. Além de promover a interação e a troca de conhecimento, as Rodas de Conversa incentivam o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, tão importantes na formação acadêmica e profissional. Destaca-se a relevância de uma Roda de Conversa especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que contou com a participação de profissionais experientes na área. Esse evento proporcionou uma rica discussão sobre as demandas relacionadas ao TEA e contribuiu para uma compreensão mais profunda do tema.