Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE UMA ALUNA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102738
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 2541
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE UMA ALUNA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA"
    "resumo" => "Este relato discorre sobre a experiência de formação docente inicial de uma aluna de um curso de licenciatura em Ciências Naturais, com ênfase em Biologia, de uma universidade da rede federal de educação, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP). Este programa tem por finalidade aperfeiçoar a formação inicial docente, aproximando alunos de cursos de licenciatura ao mundo do trabalho, ao inseri-los no ambiente escolar da Educação Básica na rede municipal de educação da cidade de Imperatriz-MA, em turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, ao longo do primeiro semestre letivo de 2023. Foi possível detectar que a experiência formativa proporcionada pelo PRP promove a superação da dicotomia entre teoria e prática de ensino ao efetivar o envolvimento dos residentes com a lida profissional e com a realidade escolar, concorrendo para a qualificação positiva da formação docente inicial de alunos de licenciatura."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2541_TB101_20112023181545.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA SANTANA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "carvalho.amanda@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102738
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 2541
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE UMA ALUNA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA"
    "resumo" => "Este relato discorre sobre a experiência de formação docente inicial de uma aluna de um curso de licenciatura em Ciências Naturais, com ênfase em Biologia, de uma universidade da rede federal de educação, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP). Este programa tem por finalidade aperfeiçoar a formação inicial docente, aproximando alunos de cursos de licenciatura ao mundo do trabalho, ao inseri-los no ambiente escolar da Educação Básica na rede municipal de educação da cidade de Imperatriz-MA, em turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, ao longo do primeiro semestre letivo de 2023. Foi possível detectar que a experiência formativa proporcionada pelo PRP promove a superação da dicotomia entre teoria e prática de ensino ao efetivar o envolvimento dos residentes com a lida profissional e com a realidade escolar, concorrendo para a qualificação positiva da formação docente inicial de alunos de licenciatura."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2541_TB101_20112023181545.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA SANTANA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "carvalho.amanda@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato discorre sobre a experiência de formação docente inicial de uma aluna de um curso de licenciatura em Ciências Naturais, com ênfase em Biologia, de uma universidade da rede federal de educação, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP). Este programa tem por finalidade aperfeiçoar a formação inicial docente, aproximando alunos de cursos de licenciatura ao mundo do trabalho, ao inseri-los no ambiente escolar da Educação Básica na rede municipal de educação da cidade de Imperatriz-MA, em turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, ao longo do primeiro semestre letivo de 2023. Foi possível detectar que a experiência formativa proporcionada pelo PRP promove a superação da dicotomia entre teoria e prática de ensino ao efetivar o envolvimento dos residentes com a lida profissional e com a realidade escolar, concorrendo para a qualificação positiva da formação docente inicial de alunos de licenciatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.