Este artigo apresenta uma experiência com a utilização do Material Dourado para o ensino das operações de adição e subtração com alunos dos 4º e 5º anos da Escola Estadual Hegésippo Reis no âmbito do Programa de Iniciação à Docência - PIBID. Sabe-se que as operações fundamentais são importantes para a aprendizagem de vários outros conteúdos, logo a utilização de estratégias pedagógicas mais interativas e cuidadosas para aprimorar a compreensão e envolvimento da turma podem contribuir com a aprendizagem. O uso do material concreto nos proporcionou uma ludicidade maior, além de permitir uma interessante exploração por parte dos alunos. Na metodologia foram utilizadas atividades mais práticas, como jogos e desafios, colaborando para uma aprendizagem com significado para os alunos. O estudo também deu ênfase no quanto a avaliação diagnóstica foi fundamental para reconhecer quais eram as dificuldades e habilidades da turma, permitindo a elaboração de um planejamento com a finalidade principalmente de suprimir o que foi identificado. A avaliação final e o engajamento dos alunos evidenciam o seu progresso em relação ao assunto. Dessa forma, esse estudo destaca a importância de abordagens pedagógicas inovadoras que valorizem a exploração, o pensamento crítico e a interação ativa, contribuindo para um aprendizado matemático mais eficaz e envolvente.