A busca constante por metodologias de ensino que promovam uma aprendizagem significativa e crítica tem sido uma preocupação crescente no campo da Educação, em especial no contexto do Ensino de Física. Nesse sentido, as atividades investigativas têm se destacado como uma abordagem pedagógica promissora, capaz de estimular o interesse dos alunos, favorecer o entendimento conceitual e desenvolver habilidades de pensamento crítico. Apoiados nessa ideia, elaboramos este mapeamento sistemático com o objetivo investigar e analisar estudos que abordam a Aprendizagem Significativa Crítica por meio de atividades investigativas no Ensino de Física. Utilizamos operadores booleanos (AND e OR) e filtros (idioma, tipos de publicação, tipo de acesso e área) de pesquisa para obter um resultado mais preciso. Com isso, selecionamos 185 trabalhos em duas bases de dados: o Banco de Teses e Dissertações (BTD) da CAPES e o Portal de Busca Integrada (PBI), abrangendo o período de 2013 a 2023. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 3 trabalhos para análise completa. A conclusão obtida com este trabalho aponta que existem diversos estudos sobre ensino por investigação na área de Física. No entanto, constatamos que ainda são escassas as pesquisas que abordam e potencializam a aprendizagem significativa crítica.