A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa (CSPI) é um importante instrumento de gestão na área da saúde, porém ainda pouco utilizado de avaliação e monitoramento da saúde da pessoa idosa. Para o envelhecimento saudável, o monitoramento das condições de saúde é fundamental, desta forma, necessário saber se os futuros profissionais de saúde conhecem e utilizam a CSPI durante sua formação de graduação. Objetivo: Verificar o conhecimento da CSPI por alunos de graduação de cursos da área da saúde do Brasil. Método: Trata-se de um estudo experimental, de caráter transversal, com abordagem quali-quantitativa. Foram selecionados alunos de graduação de diferentes perfis na área de saúde que responderam um questionário composto por 23 questões dissertativas e de múltipla escolha, disparado via e-mail para as ligas acadêmicas de saúde do idoso e para as coordenações dos cursos. As questões visavam compreender o conhecimento sobre CSPI, as experiências no decorrer do curso de graduação com a CSPI, assim como nas práticas na Atenção Primária em Saúde (APS). Os alunos foram divididos em dois grupos, sendo eles: ligantes da saúde do idoso (L) e não ligantes (NL). Resultados: O grupo L na comparação intergrupos apresentou resultados significativos positivos, demonstrando que possuem na matriz curricular a disciplina de saúde do idoso durante a graduação (p<0,001), fazem mais prática e estágio na APS e no SUS (p<0,001), têm mais interesse na saúde do idoso (p<0,001), conhecem mais a CSPI e a utilizam mais do que os alunos do grupo NL (p<0,001). Conclusão: A educação sobre a saúde da pessoa idosa na graduação está fragmentada, possibilitando que os alunos que fazem parte de uma liga acadêmica de saúde conheçam mais a CSPI. tenham mais contato com disciplinas de saúde do idoso e façam mais estágio no SUS e prática na APS.