O petróleo ao ser produzido traz consigo água e sedimentos provenientes do reservatório. Esses elementos ao serem escoados através das tubulações são submetidos a uma tensão de cisalhamento que acaba gerando uma emulsão, estabilizada por emulsificantes naturais que compõem o petróleo. Essa emulsão traz diversos problemas para a indústria petrolífera, principalmente quando se trata de petróleo pesado. O sistema de escoamento, sobremaneira, é gravemente afetado. Deste modo, por razões econômicas e operacionais faz-se necessário separar a água do óleo e reduzir sua viscosidade. Portanto, há uma necessidade crescente em criar mecanismos que facilitem o processo de quebra de emulsões água/óleo pesado, assim como a redução da viscosidade deste petróleo. Para tanto, diversos métodos estão disponíveis atualmente na indústria. Alguns relatos recentes publicados na literatura tem mostrado a eficiência da adição de alguns líquidos iônicos no upgrade de petróleo, reduzindo sobretudo sua viscosidade e favorecendo a desestabilização de emulsões. Neste cenário, o presente trabalho se propõe a analisar o efeito da adição de determinados líquidos iônicos na viscosidade de petróleo pesado em concomitância com a prevenção e remediação de emulsões água/óleo, utilizando tolueno como fluido carreador. Os resultados mostram que o bis(trifluorometilsulfonil)imida de 1-butilpiridínio - [C4pyr][NtF2] foi o líquido iônico que apresentou maior eficiência desemulsificante e de inibição de formação de emulsão. Por outro lado, a interação dos líquidos iônicos estudados com o petróleo pode provocar aumento de sua viscosidade, originado da precipitação dos agregados de asfalteno, a qual ocorre devido à formação do complexo líquido iônico-asfalteno.