No Brasil, ainda persiste um processo profundo de preconceito e exclusão social da população afrodescendente. Nesse contexto, após uma luta histórica dos movimentos sociais, principalmente do Movimento Negro, a Lei 10.639/03 incluiu nos currículos escolares o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, sob a ótica da contribuição positiva do povo negro para a formação sócio-econômica-cultural dos brasileiros. Nesse sentido, a Lei destaca a importância de trabalhar a temática a partir da literatura, africana ou afro-brasileira, pelas múltiplas possibilidades que o texto literário permite de colocar o leitor em contato com outras realidades e identificá-lo com outros povos e culturas. Nesse contexto, esta pesquisa-ação busca dar efetividade à lei mencionada, contribuir para a formação de processos de identidade coletiva e promover o debate necessário à mitigação do preconceito racial vigente. A pesquisa busca analisar as falas e atitudes dos alunos a partir da discussão de um caso de racismo veiculado na mídia e, através da leitura de textos literários que trabalham a questão da estética e do cabelo como metáforas da identidade, discutir a história e a cultura dos africanos e afrodescendentes e os processos de miscigenação do povo brasileiro. Com aporte teórico em Munanga (2012), Cândido (2004), Gomes (2005), dentre outros, e, a partir dos textos Pixaim de Cristiane Sobral e Incidente na Raiz de Cuti, espera-se dar efetividade à Lei 10.639/03 e contribuir para os processos de reconhecimento da identidade negra coletiva, como forma de combater o preconceito racial presente em nossa sociedade.