Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM DE FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
0 of 0
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9101 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1925 "titulo" => "OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "resumo" => "O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido durante nossas atuações como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Abaetetuba/Pará. Trata-se de um relato das experiências adquiridas durante o Curso de Licenciatura Plena em Física/PARFOR promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA-Campus Abaetetuba. Apresentamos as experiências mais relevantes vivenciadas durante os últimos dois anos e enfatizamos aspectos que tornam relevante o ensino e a aprendizagem dos conceitos e fenômenos Físicos através de ações mais prazerosas e significativas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Descrevemos as informações que obtivemos por meio da observação das aulas de Física e que encaminharam posteriormente para as atividades de intervenção. Apresentamos as metodologias adotadas durante as intervenções, com destaque a realização de experimentos simples com a utilização de equipamentos produzidos a partir de materiais de baixo custo. As atividades de intervenção foram desenvolvidas com base em pressupostos teóricos que norteiam o processo ensino aprendizagem que se pratica atualmente na EJA, cujas ações e resultados estão descritos e foram observados enfatizando a importância da formação do docente da EJA para atuar como agente facilitador da aprendizagem da Física nesta modalidade.O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido durante nossas atuações como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM DE FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_12_45_44_idinscrito_1925_773ed94cc2717d3807e363ae3ebfbed4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSMARINA FERREIRA E FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARINA FERREIRA" "autor_email" => "osmarina@hotmail.com.br" "autor_ies" => "IFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9101 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1925 "titulo" => "OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "resumo" => "O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido durante nossas atuações como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Abaetetuba/Pará. Trata-se de um relato das experiências adquiridas durante o Curso de Licenciatura Plena em Física/PARFOR promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA-Campus Abaetetuba. Apresentamos as experiências mais relevantes vivenciadas durante os últimos dois anos e enfatizamos aspectos que tornam relevante o ensino e a aprendizagem dos conceitos e fenômenos Físicos através de ações mais prazerosas e significativas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Descrevemos as informações que obtivemos por meio da observação das aulas de Física e que encaminharam posteriormente para as atividades de intervenção. Apresentamos as metodologias adotadas durante as intervenções, com destaque a realização de experimentos simples com a utilização de equipamentos produzidos a partir de materiais de baixo custo. As atividades de intervenção foram desenvolvidas com base em pressupostos teóricos que norteiam o processo ensino aprendizagem que se pratica atualmente na EJA, cujas ações e resultados estão descritos e foram observados enfatizando a importância da formação do docente da EJA para atuar como agente facilitador da aprendizagem da Física nesta modalidade.O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido durante nossas atuações como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM DE FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_12_45_44_idinscrito_1925_773ed94cc2717d3807e363ae3ebfbed4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSMARINA FERREIRA E FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARINA FERREIRA" "autor_email" => "osmarina@hotmail.com.br" "autor_ies" => "IFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido durante nossas atuações como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Abaetetuba/Pará. Trata-se de um relato das experiências adquiridas durante o Curso de Licenciatura Plena em Física/PARFOR promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA-Campus Abaetetuba. Apresentamos as experiências mais relevantes vivenciadas durante os últimos dois anos e enfatizamos aspectos que tornam relevante o ensino e a aprendizagem dos conceitos e fenômenos Físicos através de ações mais prazerosas e significativas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Descrevemos as informações que obtivemos por meio da observação das aulas de Física e que encaminharam posteriormente para as atividades de intervenção. Apresentamos as metodologias adotadas durante as intervenções, com destaque a realização de experimentos simples com a utilização de equipamentos produzidos a partir de materiais de baixo custo. As atividades de intervenção foram desenvolvidas com base em pressupostos teóricos que norteiam o processo ensino aprendizagem que se pratica atualmente na EJA, cujas ações e resultados estão descritos e foram observados enfatizando a importância da formação do docente da EJA para atuar como agente facilitador da aprendizagem da Física nesta modalidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.