O ingresso do professorado indígena na educação escolar é ainda bastante recente, considerando o amplo cenário histórico do uso da escola com fins de colonização-dominação. Este trabalho analisa a percepção sobre o planejamento educacional de professores indígenas da etnia potiguara, atuantes na educação básica, na região geo-admistrativa de Mamanguape. Participaram da pesquisa 42 sujeitos que frequentavam um curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFCG. Lançamos mão da Técnica de Livre Associação de Palavras, do Questionário e de observação livre da elaboração de planos de aula de grupos de alunos. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, pela análise de conteúdo e de campos semânticos. Observou-se a existência de uma concepção positiva de planejamento educacional, mas as práticas do planejamento ainda não são frequêntes, principalmente por parte da coordenação e direção das escolas. O livro didático se apresenta com um recurso bastante útil para a realização do planejamento, apesar das críticas quanto ao distanciamento da realidade escolar do aluno. O movimento de afirmação identitária na valorização da cultura potiguara é central nos discursos sobre o planejamento educacional. Os resultados apontam para a necessidade de que sejam realizadas pesquisas a partir de uma abordagem mais etnográfica das práticas no âmbito das escolas.Palavras-chave: Planejamento educacional. Indígenas. Professores.