A Abordagem sobre o racismo e preconceito têm se tornado alvo de debates constantes na sociedade contemporânea. De acordo com essa perspectiva e, com base nas leituras dos textos: Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural e Silva (2010) que foram discutidos no decorrer das aulas do componente curricular Diversidade, Inclusão Social e Educação, trataremos no presente artigo, sobre a observação de uma cena de preconceito racial ocorrida em uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande-PB. Nossa presença na escola justifica-se porque fazemos parte de um Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID). Com o intuito de discutir medidas educativas para inibir tais atos dentro e fora do âmbito escolar, destacaremos a necessidade de ampliar as discussões a respeito da temática, que muitas vezes vem sendo silenciada dentro das instituições de ensino, contribuindo para a continuação dos atos de preconceito e discriminação racial. Palavras chave: Racismo, preconceito, escola, descriminação racial.