O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido durante nossas atuações como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Abaetetuba/Pará. Trata-se de um relato das experiências adquiridas durante o Curso de Licenciatura Plena em Física/PARFOR promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA-Campus Abaetetuba. Apresentamos as experiências mais relevantes vivenciadas durante os últimos dois anos e enfatizamos aspectos que tornam relevante o ensino e a aprendizagem dos conceitos e fenômenos Físicos através de ações mais prazerosas e significativas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Descrevemos as informações que obtivemos por meio da observação das aulas de Física e que encaminharam posteriormente para as atividades de intervenção. Apresentamos as metodologias adotadas durante as intervenções, com destaque a realização de experimentos simples com a utilização de equipamentos produzidos a partir de materiais de baixo custo. As atividades de intervenção foram desenvolvidas com base em pressupostos teóricos que norteiam o processo ensino aprendizagem que se pratica atualmente na EJA, cujas ações e resultados estão descritos e foram observados enfatizando a importância da formação do docente da EJA para atuar como agente facilitador da aprendizagem da Física nesta modalidade.