Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ENSINO DAS CULTURAS INDÍGENAS NAS ESCOLAS: A ABORDAGEM OBSOLETA SOBRE OS NATIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, CULTURA INDÍGENA, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS E LEGITIMAÇÃO DAS PRATICAS INCLUSIVAS NOS RECORTES ÉTNICO-RACIAL, GERACIONAL E DE GÊNERO
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMO:Por muitos anos, a população nativa brasileira sofreu inúmeras repressões. Nossa história nos mostra, que as repressões sofridas por esses povos, se deram tanto de forma física, como na forma cultural. Tais repressões vieram, como sabemos, de um grupo da sociedade, que, impregnados de seus conceitos de civilização, menosprezou essa população, através de um sentimento de intolerância para com o outro. Sabemos, porém, que ao passar dos anos, a realidade social vivida por esse contingente, foi se modificando, devido a interação desses povos com as tecnologias, e as populações não indígenas. Entretanto, a imagem que se construiu do índio em todo percurso da história, continua sendo reproduzida sem modificações, esse contingente continua sendo visto apenas de forma subjugada, e “bárbara”, e pior, esses estereótipos continuam sendo reproduzidos nos livros didáticos, o que acaba gerando o comprometimento do ensino adequado das culturas indígenas nas escolas. Nosso objetivo aqui é mostrar como os índios continuam sendo representados de forma estereotipada nos livros didáticos. Utilizamos em nossas pesquisas, análises de livros didáticos atuais, e bibliografias referentes ao tema. Aderimos como embasamento teórico, discussões feitas por Circe Bittencurt, Jaime Pinsky, Michel De Certeau, dentre outros. Contudo, concluímos que é preciso que a história imposta sobre a população nativa seja remodelada, e que os livros didáticos tragam novas discussões sobre as realidades vividas por essas populações hoje, e não se prendam apenas a história do passado.

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