O presente artigo tem por objetivo compreender os impactos das políticas públicas educacionais através da implantação do Programa Mais Educação nas Escolas Estaduais do Ensino Fundamental do Município de Santa Maria/RS. No âmbito das discussões, apresento o Programa Mais Educação uma política pública educacional criada em 2007, durante o Governo Luís Inácio Lula da Silva, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, embasada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) na perspectiva da Educação Integral. O referencial teórico baseado nos autores: Luck (2009), Moll (2009, 2012), Minayo (2008), Saviani (2006), Triviños (1987) e Veiga (2003). Os documentos legais que nortearam este trabalho foi: a Constituição Brasileira de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBN) de 1996, Plano Nacional de Educação (PNE) de 2011-2020 e a Série Mais Educação (2009b). A metodologia caracteriza por uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta dados utilizado foi á entrevista semiestruturada realizada com 2 (duas) professoras coordenadoras do Programa Mais Educação no âmbito escolar das respectivas escolas pesquisadas. Conclui-se, diante deste estudo que o Programa Mais Educação é uma realidade nas escolas pesquisadas, através da jornada ampliada no contraturno escolar. Entretanto destaco á infraestrutura física com adequação e construção de espaços para o desenvolvimento das atividades, assim como a construção de um Projeto Político Pedagógico articulado com a proposta curricular do Programa Mais Educação, traduzindo a sua organização pedagógica visando às necessidades da comunidade escolar incorporando novos saberes, novas culturas, atendendo as demandas sociais.