A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil se coloca como um grande desafio, frente a uma sociedade impactada pela globalização, bem como pelas transformações sociais que, consequentemente, afetam o modo de conceber o ensino de língua portuguesa. Sendo assim, pensar em um ensino capaz de responder às necessidades desse público requer, no mínimo, um conhecimento consolidado acerca dessa modalidade que envolve uma série de particularidades ainda carentes de maiores considerações. Vê-se que, muitas vezes, o processo de ensino e aprendizagem não acontece de maneira efetiva, os multiletramentos parecem não fazer parte da realidade escolar, nem da aula de língua portuguesa, que se configura como um espaço propício para que, de fato, a prática do multiletramento se torne contínua na Educação de Jovens e Adultos. Partindo dessa discussão, o estudo reflete acerca do modo como o ensino de língua portuguesa tem se efetivado na EJA, apontando para as contribuições e relevância do multiletramento como opção metodológica voltada ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa, nessa modalidade de ensino. Para a realização da pesquisa, adotaram-se como aporte teórico os seguintes estudiosos: Bezerra (2007); Geraldi (1996); Leal, Albuquerque & Morais (2010); Rojo & Moura (2012); Soares (2009); entre outros. A pesquisa revelou que se faz necessário vestir-se de novas práticas voltadas ao ensino de língua portuguesa, com ênfase na EJA, abandonando a prática de mera alfabetização desvinculada de reais práticas sociais, para adotar caminhos metodológicos que auxiliem o educando em sua formação crítico-social.