Esta pesquisa objetiva analisar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s – como recursos mediadores e/ou facilitadores na educação do aluno surdo e, concomitantemente, na construção do processo de conhecimento, partindo da apreensão da prática cotidiana de uma sala especial. Em nível mais específico, pretende-se: situar as TIC’s no lastro da sociedade de controle, verificando como o discurso tecnológico direciona-se às práticas educativas escolares; discutir a educação de surdos, apontando as metodologias utilizadas na construção do conhecimento em salas especiais; mapear a prática cotidiana dos alunos nas aulas utilizando a tecnologia como ferramenta metodológica, para propiciar a construção do conhecimento e o acesso às informações. Trabalha-se com a hipótese que as TIC’s utilizam-se de diferentes recursos multimídia – mediadores/facilitadores – que propiciam a educação do aluno surdo e, consequentemente, a construção do conhecimento. O trabalho constitui-se como um fragmento de uma pesquisa realizada pelos autores. A metodologia, de cunho qualitativo, utilizou a entrevista, por meio de um questionário e todo o processo foi filmado. Os sujeitos participantes foram quatro alunos surdos, matriculados no ensino fundamental I. Embora os recursos facilitem o processo e a produção do conhecimento do aluno, salienta-se que eles disciplinam e controlam o comportamento dos educandos – surdos ou não –, ao utilizar-se de táticas oriundas da sociedade de controle.