Introdução: Exige-se dos profissionais de saúde, conhecimento sobre deficiências, sobre políticas que os amparam e sobre formas de garantir acessibilidade. Dentre diversas formas de atuação do enfermeiro em promover a saúde da mulher cega este deve lançar mão das Tecnologias de Informação e Comunicação para educa-las em saúde utilização de curso online acessível. OBJETIVO: Avaliar quanto aos aspectos pedagógicos curso de educação online acessível sobre câncer de mama. MÉTODO: Estudo de desenvolvimento metodológico baseado na construção de curso online, acessível para mulheres cegas, sobre câncer de mama com enfoque na detecção precoce da doença. O presente trabalho está desenvolvido com base na avaliação de aspectos pedagógicos. Foi necessária a seleção de especialistas no ensino de cegos. Optou-se por três especialistas para evitar empate na avaliação. Estes simultaneamente acessaram o Curso Online Saúde Mamária previamente desenvolvido e hospedado no Ambiente de Aprendizagem Online da Universidade Federal do Ceará. Leram todo o conteúdo, navegaram pelo ambiente e preencheram instrumento de avaliação. Durante a navegação pelo ambiente e leitura do conteúdo foram observadas, anotados seus comentários e acatadas sugestões pertinentes. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará (Protocolo 350/11) e seguidas diretrizes nacionais e internacionais de pesquisa com seres humanos. Resultados e Discussão: Três especialistas (P1, P2 e P3), de sexo feminino, todas com experiência de, no mínimo, três anos em educação de pessoas com deficiência visual. O Curso Online Saúde Mamária, quanto aos objetivos, estrutura e apresentação, este foi classificado em todos os quesitos, pelas três especialistas como plenamente adequado. Desta avaliação emergiram os seguintes comentários: O curso tem linguagem e design bastante atrativos, o que nos leva à curiosidade de sabermos sempre mais sobre o assunto (P1, P2). Embora o conteúdo seja sobre saúde mamária, os cônjuges também compreenderiam bem esta temática e devem ser incluídos neste processo educativo (P1). O curso será importante para todas as mulheres (P1, P2, P3). Trata-se de algo inovador, e muito importante para as mulheres cegas (P1). Foi evidenciado pelas avaliadoras que o material está apto para educar pessoas cegas e também sem deficiência, com nível de escolaridade intermediário, bem como outros membros da família e apresenta-se com características favoráveis à educação inclusiva. Isto se fortalece diante do conceito de inclusão, pois esta se aplica a todos que se encontram temporária ou permanentemente incapacitados, em desvantagens pelos mais diversos motivos, levando-os a interagir com autonomia e dignidade no meio em que vivem (BATALLA, 2009)18. Foi verbalizado que o curso apresenta-se com conteúdo relevante e com linguagem simples e clara, de sequencia agradável e incentiva o aluno a dar continuidade pois desperta a curiosidade. Considerações Finais: Esta etapa foi concluída satisfatoriamente e o material educativo foi considerado plenamente adequado para educar mulheres cegas e videntes. Novas etapas estão em andamento para a validação do Curso Online Saúde Mamária.