Este artigo traz um relato de experiência sobre o projeto “Construindo conhecimentos a partir de experimentos de Física com aluno deficiente intelectual – DI” desenvolvido no período de agosto de 2012 a maio de 2013, na sala de atendimento educacional especial (AEE), da Escola Estadual Esmerina Bou-Habib, localizada em Abaetetuba-PA, através do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID). Durante o tempo de dez meses de atividades com as dificuldades encontradas e sucessos alcançados, o PIBID possibilitou a integração entre pesquisa e extensão, onde pude evidenciar que a educação especial deve ser considerada como uma modalidade de ensino que deve ser garantido como diretriz para a plena integração das pessoas com necessidades especiais em todas as áreas da sociedade. Assim, o projeto por meio de demonstrações experimentais com equipamentos feitos com materiais de baixo custo e reciclados privilegia o desenvolvimento dos alunos e a superação dos limites intelectuais, motores ou sensoriais. Visa especialmente, o acesso ao conhecimento, permitindo ao sujeito sair de uma posição passiva e automatizada diante da aprendizagem para o acesso e apropriação ativa do próprio saber.