GEOGEBRA CLASSROOM NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: A LICENCIATURA EM AÇÃO
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85138 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 869 "titulo" => "GEOGEBRA CLASSROOM NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: A LICENCIATURA EM AÇÃO" "resumo" => "NO ÂMBITO DA SITUAÇÃO IMPOSTA PELA PANDEMIA DA COVID-19, INICIADA EM 2020, AS ESCOLAS E OS PROFESSORES PRECISARAM SE ADAPTAR A UM CONTEXTO EXCLUSIVAMENTE ONLINE PARA O ENSINO, DE MODO QUE, EM MUITOS CASOS, OS ALUNOS ASSISTIRAM ÀS AULAS EM SALAS VIRTUAIS, SOB A FORMA DE VIDEOCHAMADAS, ESTANDO CADA UM EM SUA PRÓPRIA RESIDÊNCIA. ENTENDEMOS QUE ENSINAR REQUER A COMPREENSÃO DE QUE A MUDANÇA É POSSÍVEL. SOMOS SERES INACABADOS, MAS PRONTOS A MERGULHAR PROFUNDAMENTE EM NOSSAS INCONCLUSÕES PARA QUE NOS TORNEMOS CADA VEZ MAIS CONSCIENTES E VIVAMOS AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS VITAIS. NUM CENÁRIO EM QUE O MODELO TRADICIONAL E HABITUALMENTE UTILIZADO PARA O ENSINO NO BRASIL MOSTRAVA-SE FRÁGIL E NECESSITADO DE OUTRAS MANEIRAS DE SE FAZER EDUCAÇÃO, SURGIRAM DIVERSAS ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS, SUSTENTADAS NOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DESENVOLVIDOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. NO QUE TANGE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, UMA VEZ QUE ELA VAI-SE MODIFICANDO – ELA MOLDA-SE, TRANSFORMA-SE –, CONFORME AS EXPERIÊNCIAS E AS ESPECIFICIDADES, QUE TAMBÉM PODERÃO SER ALTERADAS AO LONGO DA SUA PROFISSÃO. CONSIDERAMOS A IDENTIDADE DIANTE DE UM CENÁRIO EM QUE SÃO ALINHAVADAS AS SITUAÇÕES PROFISSIONAIS E DE VIDA DO (FUTURO) PROFESSOR, DE MODO QUE CONDUZAM E FAVOREÇAM O DESENVOLVIMENTO DA SUA AUTONOMIA DOCENTE. DIANTE DESSE PANORAMA, DESENVOLVEMOS UM TRABALHO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO DE MATEMÁTICA, DO CURSO DE LICENCIATURA, EM TRÊS TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, QUE RECEBERAM O ENSINO REMOTO, OU SEJA, AULAS POR VIDEOCHAMADA DURANTE TODO UM ANO LETIVO. O NOSSO OBJETIVO COM ESSE TRABALHO É APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS AO ELABORAREM E APLICAREM, EM CONJUNTO COM A PROFESSORA-ORIENTADORA, UMA ATIVIDADE DE CUNHO INVESTIGATIVO SOBRE A RELAÇÃO FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA, NA PLATAFORMA GEOGEBRA CLASSROOM (GC). ENTENDEMOS QUE O SOFTWARE GEOGEBRATM COLABORA COM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE DIVERSOS ASSUNTOS, COMO: ÁLGEBRA, GEOMETRIA, ESTATÍSTICA E CÁLCULO. SOBRETUDO, A PLATAFORMA GC CONSISTE EM UMA SALA DE AULA VIRTUAL ASSOCIADA À BASE DO GEOGEBRATM, QUE POSSIBILITA QUE OS PROFESSORES ACOMPANHEM EM TEMPO REAL O DESENVOLVIMENTO DOS SEUS ALUNOS ACERCA DA ATIVIDADE PROPOSTA. COM ATIVIDADES VINCULADAS AO GC, É POSSÍVEL O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM OS ESTUDANTES DENTRO DA PRÓPRIA PLATAFORMA, POIS ELAS EXIGEM DO ALUNO ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS DE RESOLUÇÃO. DESSA FORMA, CONFIGURA-SE UM CENÁRIO DE INVESTIGAÇÃO, DE FORMA QUE O ESTUDANTE FORMULA QUESTÕES E PROCURA EXPLICAÇÕES. O GEOGEBRATM, ENTÃO, PERMITE A DESCOBERTA A PARTIR DE INVESTIGAÇÕES, TENDO EM VISTA O DINAMISMO DO SOFTWARE. PARA ATINGIR O OBJETIVO DO ESTUDO, VAMOS DESCREVER DE QUE FORMA SE DEU A ELABORAÇÃO E A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE. NUM PRIMEIRO MOMENTO, A PROFESSORA-ORIENTADORA APRESENTOU O TEMA DA AULA (RELAÇÃO FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA) PARA OS ESTAGIÁRIOS E SOLICITOU QUE ELES SUGERISSEM MODOS DE EXPLORAR A DESCOBERTA DESTA RELAÇÃO POR MEIO DA GC. POSTERIORMENTE, UMA ESTAGIÁRIA DESENVOLVEU UM APPLET QUE AUXILIOU NA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA. O APPLET CONTINHA UMA CIRCUNFERÊNCIA TRIGONOMÉTRICA E UM CONTROLE DESLIZANTE QUE MOSTRAVA O ÂNGULO CENTRAL, QUE VARIAVA DE 0º A 360º. ADEMAIS, ERAM APRESENTADAS AS PROJEÇÕES ORTOGONAIS DE UM PONTO QUALQUER SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA, E QUE ERA ALTERADO CONFORME O CONTROLE DESLIZANTE. FOI INCLUÍDO NO APPLET UM “BOTÃO” QUE, QUANDO SELECIONADO, EXIBIA A EXPRESSÃO NUMÉRICA DA RELAÇÃO FUNDAMENTAL PARA O ÂNGULO DEFINIDO PELO CONTROLE DESLIZANTE, EXPLICITANDO O VALOR DO SENO E DO COSSENO DO REFERIDO ÂNGULO. A ELABORAÇÃO DESTE APPLET LEVOU EM CONSIDERAÇÃO AS PERGUNTAS QUE A ATIVIDADE DEVERIA CONTER. POR ISSO, A CONFECÇÃO DA ATIVIDADE SE DEU EM PARALELO À CONSTRUÇÃO DO APPLET, COM MEDIAÇÃO DA PROFESSORA-ORIENTADORA. A ATIVIDADE INVESTIGATIVA INICIOU COM PERGUNTAS SOBRE O VALOR DO SENO E DO COSSENO DE ALGUNS ÂNGULOS E, DEPOIS, O VALOR DA SOMA DOS QUADRADOS DESSES RESULTADOS. A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE FOI PROTAGONIZADA PELOS ESTAGIÁRIOS. COM O AUXÍLIO DA CALCULADORA, OS ALUNOS FORAM RESPONDENDO A CADA UMA DAS QUESTÕES. EM SEGUIDA, ELES PERCEBERAM QUE A SOMA DOS QUADRADOS DOS VALORES DO SENO COM O COSSENO DE UM MESMO ÂNGULO ERA O NÚMERO 1 (UM) OU UM VALOR MUITO PRÓXIMO A 1 (UM). A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DO APPLET, DO DINAMISMO DO SOFTWARE E DAS PERGUNTAS NORTEADORAS APRESENTADAS NA ATIVIDADE, OS ALUNOS APRESENTARAM AS SUAS CONCLUSÕES, POR EXEMPLO, “O RAIO DE CIRCUNFERÊNCIA É IGUAL A 1”, AFIRMOU UM ALUNO E “ISSO É O TEOREMA DE PITÁGORAS”, DISSE OUTRO. TENDO EM VISTA ESSAS OBSERVAÇÕES, FOI PERGUNTADO AOS ALUNOS O MOTIVO DA RELAÇÃO FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA TAMBÉM SER UTILIZADA PARA ÂNGULOS QUE POSSUEM OS VALORES DO SENO E DO COSSENO NEGATIVOS. APÓS MOMENTOS DE REFLEXÃO, OS ALUNOS DO 1º ANO CONCLUÍRAM QUE, PELA EXPRESSÃO MOSTRAR A SOMA DOS QUADRADOS DOS VALORES DO SENO E DO COSSENO, O RESULTADO NÃO SERIA INFLUENCIADO PELO SINAL NEGATIVO. POR ESSES E OUTROS MOTIVOS QUE SE EVIDENCIAM NOS RESULTADOS DA PESQUISA, A ATIVIDADE REALIZADA NO GEOGEBRATM CLASSROOM PERMITIU UMA MAIOR CONEXÃO ENTRE A PROFESSORA-ORIENTADORA E OS ESTAGIÁRIOS, ENTRE OS ESTAGIÁRIOS E OS ALUNOS, E ENTRE A PROFESSORA-ORIENTADORA E OS ALUNOS. DEVIDO À POSSIBILIDADE DE ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NA ATIVIDADE AO VIVO, E AO CENÁRIO INVESTIGATIVO, QUE EXIGIU O ENVOLVIMENTO DE TODOS NA ATIVIDADE, CONCLUÍMOS QUE O CONHECIMENTO ACERCA DA RELAÇÃO FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA FOI CONSTRUÍDO PELOS ESTUDANTES, ASSIM COMO A EXPERIÊNCIA DE ELABORAR E APLICAR A ATIVIDADE FOI ENRIQUECEDORA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS ESTAGIÁRIOS. A ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EM COLABORAÇÃO E, AO MESMO TEMPO, COLABORATIVA, PROPORCIONOU AOS ESTAGIÁRIOS DOIS ASPECTOS QUE IMPORTAM: I) A OPORTUNIDADE DE CONHECER OU APROFUNDAR O CONTATO COM O SOFTWARE GEOGEBRATM, POR EXIGIR CONHECIMENTOS MAIS AVANÇADOS PARA A CRIAÇÃO DOS APPLETS; II) O PLANEJAMENTO DE UMA AULA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM POSTERIOR SITUAÇÃO DE PRÁTICA PROFISSIONAL, MEDIADA PELA PROFESSORA-ORIENTADORA. ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO SEJA UM MOTE IMPULSIONADOR JUNTO DA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PRINCIPALMENTE A QUE ESTUDA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARA INCREMENTAR AS DISCUSSÕES E PESQUISAS SOBRE A ATUAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES QUE ESTÃO CONSTRUINDO A SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "GEOGEBRA CLASSROOM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, RELAÇÃO FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA, TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID86914122021204620.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA AZEVEDO DE CASTRO BORBA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debsacborba@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85138 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 869 "titulo" => "GEOGEBRA CLASSROOM NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: A LICENCIATURA EM AÇÃO" "resumo" => "NO ÂMBITO DA SITUAÇÃO IMPOSTA PELA PANDEMIA DA COVID-19, INICIADA EM 2020, AS ESCOLAS E OS PROFESSORES PRECISARAM SE ADAPTAR A UM CONTEXTO EXCLUSIVAMENTE ONLINE PARA O ENSINO, DE MODO QUE, EM MUITOS CASOS, OS ALUNOS ASSISTIRAM ÀS AULAS EM SALAS VIRTUAIS, SOB A FORMA DE VIDEOCHAMADAS, ESTANDO CADA UM EM SUA PRÓPRIA RESIDÊNCIA. ENTENDEMOS QUE ENSINAR REQUER A COMPREENSÃO DE QUE A MUDANÇA É POSSÍVEL. SOMOS SERES INACABADOS, MAS PRONTOS A MERGULHAR PROFUNDAMENTE EM NOSSAS INCONCLUSÕES PARA QUE NOS TORNEMOS CADA VEZ MAIS CONSCIENTES E VIVAMOS AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS VITAIS. NUM CENÁRIO EM QUE O MODELO TRADICIONAL E HABITUALMENTE UTILIZADO PARA O ENSINO NO BRASIL MOSTRAVA-SE FRÁGIL E NECESSITADO DE OUTRAS MANEIRAS DE SE FAZER EDUCAÇÃO, SURGIRAM DIVERSAS ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS, SUSTENTADAS NOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DESENVOLVIDOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. NO QUE TANGE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, UMA VEZ QUE ELA VAI-SE MODIFICANDO – ELA MOLDA-SE, TRANSFORMA-SE –, CONFORME AS EXPERIÊNCIAS E AS ESPECIFICIDADES, QUE TAMBÉM PODERÃO SER ALTERADAS AO LONGO DA SUA PROFISSÃO. CONSIDERAMOS A IDENTIDADE DIANTE DE UM CENÁRIO EM QUE SÃO ALINHAVADAS AS SITUAÇÕES PROFISSIONAIS E DE VIDA DO (FUTURO) PROFESSOR, DE MODO QUE CONDUZAM E FAVOREÇAM O DESENVOLVIMENTO DA SUA AUTONOMIA DOCENTE. DIANTE DESSE PANORAMA, DESENVOLVEMOS UM TRABALHO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO DE MATEMÁTICA, DO CURSO DE LICENCIATURA, EM TRÊS TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, QUE RECEBERAM O ENSINO REMOTO, OU SEJA, AULAS POR VIDEOCHAMADA DURANTE TODO UM ANO LETIVO. O NOSSO OBJETIVO COM ESSE TRABALHO É APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS AO ELABORAREM E APLICAREM, EM CONJUNTO COM A PROFESSORA-ORIENTADORA, UMA ATIVIDADE DE CUNHO INVESTIGATIVO SOBRE A RELAÇÃO FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA, NA PLATAFORMA GEOGEBRA CLASSROOM (GC). ENTENDEMOS QUE O SOFTWARE GEOGEBRATM COLABORA COM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE DIVERSOS ASSUNTOS, COMO: ÁLGEBRA, GEOMETRIA, ESTATÍSTICA E CÁLCULO. SOBRETUDO, A PLATAFORMA GC CONSISTE EM UMA SALA DE AULA VIRTUAL ASSOCIADA À BASE DO GEOGEBRATM, QUE POSSIBILITA QUE OS PROFESSORES ACOMPANHEM EM TEMPO REAL O DESENVOLVIMENTO DOS SEUS ALUNOS ACERCA DA ATIVIDADE PROPOSTA. COM ATIVIDADES VINCULADAS AO GC, É POSSÍVEL O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM OS ESTUDANTES DENTRO DA PRÓPRIA PLATAFORMA, POIS ELAS EXIGEM DO ALUNO ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS DE RESOLUÇÃO. DESSA FORMA, CONFIGURA-SE UM CENÁRIO DE INVESTIGAÇÃO, DE FORMA QUE O ESTUDANTE FORMULA QUESTÕES E PROCURA EXPLICAÇÕES. O GEOGEBRATM, ENTÃO, PERMITE A DESCOBERTA A PARTIR DE INVESTIGAÇÕES, TENDO EM VISTA O DINAMISMO DO SOFTWARE. PARA ATINGIR O OBJETIVO DO ESTUDO, VAMOS DESCREVER DE QUE FORMA SE DEU A ELABORAÇÃO E A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE. NUM PRIMEIRO MOMENTO, A PROFESSORA-ORIENTADORA APRESENTOU O TEMA DA AULA (RELAÇÃO FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA) PARA OS ESTAGIÁRIOS E SOLICITOU QUE ELES SUGERISSEM MODOS DE EXPLORAR A DESCOBERTA DESTA RELAÇÃO POR MEIO DA GC. POSTERIORMENTE, UMA ESTAGIÁRIA DESENVOLVEU UM APPLET QUE AUXILIOU NA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA. O APPLET CONTINHA UMA CIRCUNFERÊNCIA TRIGONOMÉTRICA E UM CONTROLE DESLIZANTE QUE MOSTRAVA O ÂNGULO CENTRAL, QUE VARIAVA DE 0º A 360º. ADEMAIS, ERAM APRESENTADAS AS PROJEÇÕES ORTOGONAIS DE UM PONTO QUALQUER SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA, E QUE ERA ALTERADO CONFORME O CONTROLE DESLIZANTE. FOI INCLUÍDO NO APPLET UM “BOTÃO” QUE, QUANDO SELECIONADO, EXIBIA A EXPRESSÃO NUMÉRICA DA RELAÇÃO FUNDAMENTAL PARA O ÂNGULO DEFINIDO PELO CONTROLE DESLIZANTE, EXPLICITANDO O VALOR DO SENO E DO COSSENO DO REFERIDO ÂNGULO. A ELABORAÇÃO DESTE APPLET LEVOU EM CONSIDERAÇÃO AS PERGUNTAS QUE A ATIVIDADE DEVERIA CONTER. POR ISSO, A CONFECÇÃO DA ATIVIDADE SE DEU EM PARALELO À CONSTRUÇÃO DO APPLET, COM MEDIAÇÃO DA PROFESSORA-ORIENTADORA. A ATIVIDADE INVESTIGATIVA INICIOU COM PERGUNTAS SOBRE O VALOR DO SENO E DO COSSENO DE ALGUNS ÂNGULOS E, DEPOIS, O VALOR DA SOMA DOS QUADRADOS DESSES RESULTADOS. A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE FOI PROTAGONIZADA PELOS ESTAGIÁRIOS. COM O AUXÍLIO DA CALCULADORA, OS ALUNOS FORAM RESPONDENDO A CADA UMA DAS QUESTÕES. EM SEGUIDA, ELES PERCEBERAM QUE A SOMA DOS QUADRADOS DOS VALORES DO SENO COM O COSSENO DE UM MESMO ÂNGULO ERA O NÚMERO 1 (UM) OU UM VALOR MUITO PRÓXIMO A 1 (UM). A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DO APPLET, DO DINAMISMO DO SOFTWARE E DAS PERGUNTAS NORTEADORAS APRESENTADAS NA ATIVIDADE, OS ALUNOS APRESENTARAM AS SUAS CONCLUSÕES, POR EXEMPLO, “O RAIO DE CIRCUNFERÊNCIA É IGUAL A 1”, AFIRMOU UM ALUNO E “ISSO É O TEOREMA DE PITÁGORAS”, DISSE OUTRO. TENDO EM VISTA ESSAS OBSERVAÇÕES, FOI PERGUNTADO AOS ALUNOS O MOTIVO DA RELAÇÃO FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA TAMBÉM SER UTILIZADA PARA ÂNGULOS QUE POSSUEM OS VALORES DO SENO E DO COSSENO NEGATIVOS. APÓS MOMENTOS DE REFLEXÃO, OS ALUNOS DO 1º ANO CONCLUÍRAM QUE, PELA EXPRESSÃO MOSTRAR A SOMA DOS QUADRADOS DOS VALORES DO SENO E DO COSSENO, O RESULTADO NÃO SERIA INFLUENCIADO PELO SINAL NEGATIVO. POR ESSES E OUTROS MOTIVOS QUE SE EVIDENCIAM NOS RESULTADOS DA PESQUISA, A ATIVIDADE REALIZADA NO GEOGEBRATM CLASSROOM PERMITIU UMA MAIOR CONEXÃO ENTRE A PROFESSORA-ORIENTADORA E OS ESTAGIÁRIOS, ENTRE OS ESTAGIÁRIOS E OS ALUNOS, E ENTRE A PROFESSORA-ORIENTADORA E OS ALUNOS. DEVIDO À POSSIBILIDADE DE ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NA ATIVIDADE AO VIVO, E AO CENÁRIO INVESTIGATIVO, QUE EXIGIU O ENVOLVIMENTO DE TODOS NA ATIVIDADE, CONCLUÍMOS QUE O CONHECIMENTO ACERCA DA RELAÇÃO FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA FOI CONSTRUÍDO PELOS ESTUDANTES, ASSIM COMO A EXPERIÊNCIA DE ELABORAR E APLICAR A ATIVIDADE FOI ENRIQUECEDORA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS ESTAGIÁRIOS. A ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EM COLABORAÇÃO E, AO MESMO TEMPO, COLABORATIVA, PROPORCIONOU AOS ESTAGIÁRIOS DOIS ASPECTOS QUE IMPORTAM: I) A OPORTUNIDADE DE CONHECER OU APROFUNDAR O CONTATO COM O SOFTWARE GEOGEBRATM, POR EXIGIR CONHECIMENTOS MAIS AVANÇADOS PARA A CRIAÇÃO DOS APPLETS; II) O PLANEJAMENTO DE UMA AULA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM POSTERIOR SITUAÇÃO DE PRÁTICA PROFISSIONAL, MEDIADA PELA PROFESSORA-ORIENTADORA. ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO SEJA UM MOTE IMPULSIONADOR JUNTO DA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PRINCIPALMENTE A QUE ESTUDA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARA INCREMENTAR AS DISCUSSÕES E PESQUISAS SOBRE A ATUAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES QUE ESTÃO CONSTRUINDO A SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "GEOGEBRA CLASSROOM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, RELAÇÃO FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA, TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID86914122021204620.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA AZEVEDO DE CASTRO BORBA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debsacborba@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }