DIZERES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85121 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 615 "titulo" => "DIZERES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA" "resumo" => "DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACIONAL, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM TEM SIDO PERMEADO POR CONSTANTES REFLEXÕES. NO CONTEXTO DE ENSINO DA MATEMÁTICA, POR EXEMPLO, OS PROFESSORES TÊM SIDO EXPOSTOS A INÚMEROS DESAFIOS, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AO MANUSEIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE TENDEM A VIABILIZAR O ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO. DESSA FORMA, CABEM AOS PROFESSORES TORNAREM-SE PESQUISADORES E MEDIADORES DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, POSSIBILITANDO QUE OS ALUNOS SEJAM OS PROTAGONISTAS NESTE PROCESSO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS REALIDADES FAMILIARES E SOCIOECONÔMICAS DE CADA UM. POR ESTE VIÉS, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA QUANTO AS SUAS PRÁTICAS DE ENSINO NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESTA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA E FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, TOMANDO POR BASE AS CONCEPÇÕES DE MINAYO (2007). PARTICIPARAM DA PESQUISA QUATRO PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA DE ESCOLAS DA ZONA URBANA, DA REDE PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS DE MARABÁ, NOVA IPIXUNA E GOIANÉSIA, LOCALIZADOS NO ESTADO DO PARÁ. OS DADOS FORAM COLETADOS NO MÊS DE JUNHO DE 2021, POR MEIO DO APLICATIVOS WHATSAPP E GOOGLE MEET. TODOS OS PARTICIPANTES ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E SÃO IDENTIFICADOS NESTE TEXTO POR NÚMEROS. APÓS AS ENTREVISTAS, REALIZARAM-SE AS TRANSCRIÇÕES E ANÁLISES DOS DIZERES DOS PROFESSORES, FUNDAMENTANDO-SE TEORICAMENTE EM AUTORES QUE TÊM SE DEDICADO AO ESTUDO DESTA TEMÁTICA, TAIS COMO: CAZAL (2021), CORRÊA E BRANDEMBERG (2021), DIAS (2021), VIEIRA E SILVA (2020). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES, DESTACA-SE: A) NO QUE SE REFERE A REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA DECIDIR COMO DEVERIAM SER MINISTRADAS AS AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES AO AFIRMAR QUE ACONTECERAM REUNIÕES PRÉVIAS ENVOLVENDO DOCENTES, DIREÇÃO E COORDENAÇÕES DA ESCOLA PARA RECEBEREM INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES, VIA GOOGLE MEET, VINDAS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (SEDUC-PA), SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO, VISTO QUE SERIA UMA NOVIDADE QUANDO COMPARADAS ÀS PRÁTICAS NAS QUAIS OS PROFESSORES ESTAVAM HABITUADOS. B) OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA AS AULAS REMOTAS FORAM: WHATSAPP, GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE MEET, YOUTUBE, GOOGLE FORMS, MESA DIGITALIZADORA, KAHOOT, E-MAIL INSTITUCIONAL E MICROSOFT POWERPOINT; E O COMPÊNDIO DE ATIVIDADES QUE FOI UTILIZADO PARA ESCOLAS EM QUE OS ALUNOS NÃO POSSUÍAM OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA PARTICIPAREM DAS REUNIÕES ONLINE E/OU QUANDO NÃO ERA POSSÍVEL FAZÊ-LAS POR PROBLEMAS DE ACESSO À INTERNET. C) QUANTO AO USO DE APLICATIVO DE VIDEOCONFERÊNCIA PARA MINISTRAR AULAS DE MATEMÁTICA, OS PROFESSORES 2, 3 E 4 RELATARAM QUE UTILIZARAM A FERRAMENTA DE VIDEOCONFERÊNCIA GOOGLE MEET PARA MINISTRAREM AS AULAS DE MATEMÁTICA OU, EM CASOS MAIS EXTREMOS, HOUVE ESCOLAS QUE NEM CHEGARAM A REALIZAR NENHUM TIPO DE VIDEOCONFERÊNCIA ONLINE. SOBRE ISSO, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1, A ESCOLA NÃO DISPONIBILIZAVA INTERNET E NEM MATERIAIS TECNOLÓGICOS PARA MINISTRAR AS AULAS E OS ALUNOS, NA SUA MAIORIA, NÃO POSSUÍAM RECURSOS TECNOLÓGICOS NECESSÁRIOS PARA ASSISTIREM ESSAS AULAS OU RESIDIAM EM LOCAIS RURAIS NÃO SENDO POSSÍVEL O ACESSO À INTERNET. D) NO QUE DIZ RESPEITO À FORMA DE ENTREGA DAS ATIVIDADES REMOTAS AOS ALUNOS, OS PROFESSORES 2, 3 E 4 RESPONDERAM QUE OS ALUNOS RECEBEM AS ATIVIDADES ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM E EM CASO EXCEPCIONAL, ERAM ENVIADAS PELO WHATSAPP NOS GRUPOS DAS CLASSES, PORÉM, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1 (2021), FORAM ENTREGUES ATIVIDADES IMPRESSAS, ELABORADAS PELOS PROFESSORES, AOS ALUNOS, QUE VIAM A ESCOLA, EM HORÁRIO PRÉ-AGENDADO, PARA BUSCÁ-LAS E DEVOLVÊ-LAS RESPONDIDAS. E) NO QUE CONCERNE AO RETORNO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS REMOTAS POR PARTE DOS ALUNOS, OS PROFESSORES FORAM COINCIDENTES AO AFIRMAR QUE A DEVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES ACONTECIA DE FORMA SIGNIFICATIVA, POIS OS ALUNOS ESTAVAM RESPONDENDO-AS E DEVOLVENDO-AS, NA GRANDE MAIORIA. PORÉM, UMA MINORIA DOS ALUNOS NÃO ESTAVA CONSEGUINDO SE DESENVOLVER DE FORMA SATISFATÓRIA. F) COM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES QUE PREJUDICAM A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS AULAS REMOTAS PODE-SE DESTACAR A FALTA DE ACESSO À INTERNET; A FALTA DE INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM O PROFESSOR DURANTE OS MOMENTOS SÍNCRONOS (AULAS REALIZADAS VIA GOOGLE MEET) E A AUSÊNCIA DE HABILIDADE NO MANUSEIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. G) QUANTO À ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES EM CASA PELA FAMÍLIA FOI PERCEBIDO, DE ACORDO COM OS PROFESSORES ENTREVISTADOS, DIFERENTES COMPORTAMENTOS: HOUVE SITUAÇÕES EM QUE OS PAIS SE DISPUSERAM A DAR MELHORES CONDIÇÕES DE ESTUDOS AOS FILHOS; HOUVE PAIS QUE SEQUER CORRIGIAM AS ATIVIDADES DOS FILHOS PARA VERIFICAREM SE ESTAVA TUDO CERTO; E AQUELES QUE COMPARECIAM A ESCOLA OU PARTICIPAVAM DAS REUNIÕES APENAS NOS MOMENTOS EM QUE ERAM SOLICITADOS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, CONSTATOU-SE, A PARTIR DESSES RESULTADOS, QUE O TRABALHO DURANTE O PERÍODO REMOTO NÃO FOI ALGO BEM PLANEJADO. FOI, DE CERTA FORMA, A "VÁLVULA DE ESCAPE" PARA QUE OS ALUNOS NÃO FICASSEM TÃO PREJUDICADOS DEVIDO AO LONGO PERÍODO QUE JÁ ESTAVAM SEM AULAS. COM ISSO, OS PROFESSORES TAMBÉM NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE SE PREPAREM PARA AS AULAS USANDO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. O QUE FICA DE ALERTA, NESTE MOMENTO PANDÊMICO, É A NECESSIDADE DE UMA PREPARAÇÃO FORMATIVA PARA OS PROFESSORES E, CONSEQUENTEMENTE, AOS ALUNOS, NO QUE DIZ RESPEITO AO MANUSEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS REMOTAS E A CESSÃO DE MATERIAIS BÁSICOS, TAIS COMO NOTEBOOK, TABLET OU CHROMEBOOK, ASSIM, CASO SEJA NECESSÁRIO RETORNAR A ESTE FORMATO DE AULAS EM ALGUM MOMENTO, AMBOS NÃO TERIAM TANTAS DIFICULDADES. CONTUDO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE TODOS ESTÃO SE ESFORÇANDO PARA SAÍREM DESTE MOMENTO COM O MÁXIMO DE APRENDIZADO POSSÍVEL, CONSIDERANDO QUE ESTE É UM MOMENTO QUE PODE SER CONSIDERADO COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS PARA OS ALUNOS QUE SE ENCONTRAM PRÓXIMOS DE REALIZAR O EXAME NACIONAL DE ENSINO DE MÉDIO (ENEM) E/OU DE INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID61502032022220900.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanss.santos@unifesspa.ed" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85121 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 615 "titulo" => "DIZERES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA" "resumo" => "DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACIONAL, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM TEM SIDO PERMEADO POR CONSTANTES REFLEXÕES. NO CONTEXTO DE ENSINO DA MATEMÁTICA, POR EXEMPLO, OS PROFESSORES TÊM SIDO EXPOSTOS A INÚMEROS DESAFIOS, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AO MANUSEIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE TENDEM A VIABILIZAR O ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO. DESSA FORMA, CABEM AOS PROFESSORES TORNAREM-SE PESQUISADORES E MEDIADORES DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, POSSIBILITANDO QUE OS ALUNOS SEJAM OS PROTAGONISTAS NESTE PROCESSO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS REALIDADES FAMILIARES E SOCIOECONÔMICAS DE CADA UM. POR ESTE VIÉS, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA QUANTO AS SUAS PRÁTICAS DE ENSINO NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESTA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA E FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, TOMANDO POR BASE AS CONCEPÇÕES DE MINAYO (2007). PARTICIPARAM DA PESQUISA QUATRO PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA DE ESCOLAS DA ZONA URBANA, DA REDE PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS DE MARABÁ, NOVA IPIXUNA E GOIANÉSIA, LOCALIZADOS NO ESTADO DO PARÁ. OS DADOS FORAM COLETADOS NO MÊS DE JUNHO DE 2021, POR MEIO DO APLICATIVOS WHATSAPP E GOOGLE MEET. TODOS OS PARTICIPANTES ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E SÃO IDENTIFICADOS NESTE TEXTO POR NÚMEROS. APÓS AS ENTREVISTAS, REALIZARAM-SE AS TRANSCRIÇÕES E ANÁLISES DOS DIZERES DOS PROFESSORES, FUNDAMENTANDO-SE TEORICAMENTE EM AUTORES QUE TÊM SE DEDICADO AO ESTUDO DESTA TEMÁTICA, TAIS COMO: CAZAL (2021), CORRÊA E BRANDEMBERG (2021), DIAS (2021), VIEIRA E SILVA (2020). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES, DESTACA-SE: A) NO QUE SE REFERE A REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA DECIDIR COMO DEVERIAM SER MINISTRADAS AS AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES AO AFIRMAR QUE ACONTECERAM REUNIÕES PRÉVIAS ENVOLVENDO DOCENTES, DIREÇÃO E COORDENAÇÕES DA ESCOLA PARA RECEBEREM INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES, VIA GOOGLE MEET, VINDAS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (SEDUC-PA), SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO, VISTO QUE SERIA UMA NOVIDADE QUANDO COMPARADAS ÀS PRÁTICAS NAS QUAIS OS PROFESSORES ESTAVAM HABITUADOS. B) OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA AS AULAS REMOTAS FORAM: WHATSAPP, GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE MEET, YOUTUBE, GOOGLE FORMS, MESA DIGITALIZADORA, KAHOOT, E-MAIL INSTITUCIONAL E MICROSOFT POWERPOINT; E O COMPÊNDIO DE ATIVIDADES QUE FOI UTILIZADO PARA ESCOLAS EM QUE OS ALUNOS NÃO POSSUÍAM OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA PARTICIPAREM DAS REUNIÕES ONLINE E/OU QUANDO NÃO ERA POSSÍVEL FAZÊ-LAS POR PROBLEMAS DE ACESSO À INTERNET. C) QUANTO AO USO DE APLICATIVO DE VIDEOCONFERÊNCIA PARA MINISTRAR AULAS DE MATEMÁTICA, OS PROFESSORES 2, 3 E 4 RELATARAM QUE UTILIZARAM A FERRAMENTA DE VIDEOCONFERÊNCIA GOOGLE MEET PARA MINISTRAREM AS AULAS DE MATEMÁTICA OU, EM CASOS MAIS EXTREMOS, HOUVE ESCOLAS QUE NEM CHEGARAM A REALIZAR NENHUM TIPO DE VIDEOCONFERÊNCIA ONLINE. SOBRE ISSO, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1, A ESCOLA NÃO DISPONIBILIZAVA INTERNET E NEM MATERIAIS TECNOLÓGICOS PARA MINISTRAR AS AULAS E OS ALUNOS, NA SUA MAIORIA, NÃO POSSUÍAM RECURSOS TECNOLÓGICOS NECESSÁRIOS PARA ASSISTIREM ESSAS AULAS OU RESIDIAM EM LOCAIS RURAIS NÃO SENDO POSSÍVEL O ACESSO À INTERNET. D) NO QUE DIZ RESPEITO À FORMA DE ENTREGA DAS ATIVIDADES REMOTAS AOS ALUNOS, OS PROFESSORES 2, 3 E 4 RESPONDERAM QUE OS ALUNOS RECEBEM AS ATIVIDADES ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM E EM CASO EXCEPCIONAL, ERAM ENVIADAS PELO WHATSAPP NOS GRUPOS DAS CLASSES, PORÉM, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1 (2021), FORAM ENTREGUES ATIVIDADES IMPRESSAS, ELABORADAS PELOS PROFESSORES, AOS ALUNOS, QUE VIAM A ESCOLA, EM HORÁRIO PRÉ-AGENDADO, PARA BUSCÁ-LAS E DEVOLVÊ-LAS RESPONDIDAS. E) NO QUE CONCERNE AO RETORNO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS REMOTAS POR PARTE DOS ALUNOS, OS PROFESSORES FORAM COINCIDENTES AO AFIRMAR QUE A DEVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES ACONTECIA DE FORMA SIGNIFICATIVA, POIS OS ALUNOS ESTAVAM RESPONDENDO-AS E DEVOLVENDO-AS, NA GRANDE MAIORIA. PORÉM, UMA MINORIA DOS ALUNOS NÃO ESTAVA CONSEGUINDO SE DESENVOLVER DE FORMA SATISFATÓRIA. F) COM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES QUE PREJUDICAM A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS AULAS REMOTAS PODE-SE DESTACAR A FALTA DE ACESSO À INTERNET; A FALTA DE INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM O PROFESSOR DURANTE OS MOMENTOS SÍNCRONOS (AULAS REALIZADAS VIA GOOGLE MEET) E A AUSÊNCIA DE HABILIDADE NO MANUSEIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. G) QUANTO À ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES EM CASA PELA FAMÍLIA FOI PERCEBIDO, DE ACORDO COM OS PROFESSORES ENTREVISTADOS, DIFERENTES COMPORTAMENTOS: HOUVE SITUAÇÕES EM QUE OS PAIS SE DISPUSERAM A DAR MELHORES CONDIÇÕES DE ESTUDOS AOS FILHOS; HOUVE PAIS QUE SEQUER CORRIGIAM AS ATIVIDADES DOS FILHOS PARA VERIFICAREM SE ESTAVA TUDO CERTO; E AQUELES QUE COMPARECIAM A ESCOLA OU PARTICIPAVAM DAS REUNIÕES APENAS NOS MOMENTOS EM QUE ERAM SOLICITADOS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, CONSTATOU-SE, A PARTIR DESSES RESULTADOS, QUE O TRABALHO DURANTE O PERÍODO REMOTO NÃO FOI ALGO BEM PLANEJADO. FOI, DE CERTA FORMA, A "VÁLVULA DE ESCAPE" PARA QUE OS ALUNOS NÃO FICASSEM TÃO PREJUDICADOS DEVIDO AO LONGO PERÍODO QUE JÁ ESTAVAM SEM AULAS. COM ISSO, OS PROFESSORES TAMBÉM NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE SE PREPAREM PARA AS AULAS USANDO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. O QUE FICA DE ALERTA, NESTE MOMENTO PANDÊMICO, É A NECESSIDADE DE UMA PREPARAÇÃO FORMATIVA PARA OS PROFESSORES E, CONSEQUENTEMENTE, AOS ALUNOS, NO QUE DIZ RESPEITO AO MANUSEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS REMOTAS E A CESSÃO DE MATERIAIS BÁSICOS, TAIS COMO NOTEBOOK, TABLET OU CHROMEBOOK, ASSIM, CASO SEJA NECESSÁRIO RETORNAR A ESTE FORMATO DE AULAS EM ALGUM MOMENTO, AMBOS NÃO TERIAM TANTAS DIFICULDADES. CONTUDO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE TODOS ESTÃO SE ESFORÇANDO PARA SAÍREM DESTE MOMENTO COM O MÁXIMO DE APRENDIZADO POSSÍVEL, CONSIDERANDO QUE ESTE É UM MOMENTO QUE PODE SER CONSIDERADO COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS PARA OS ALUNOS QUE SE ENCONTRAM PRÓXIMOS DE REALIZAR O EXAME NACIONAL DE ENSINO DE MÉDIO (ENEM) E/OU DE INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID61502032022220900.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanss.santos@unifesspa.ed" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }