Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108724
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 1001
    "inscrito_id" => 3973
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS"
    "resumo" => "De acordo com as políticas públicas voltadas para o público-alvo da educação especial, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado prioritariamente dentro da sala de recursos multifuncionais (SRM) da própria escola ou na SRM de outra instituição de ensino, no turno inverso ao da escolarização. As demandas de uma escola de tempo integral exigem do professor da educação especial uma atuação para além dos momentos dentro da SRM, desde a entrada do estudante na escola até a saída no final do dia. Esta ampla experiência diz respeito aos momentos de acompanhamento de atividades ligadas ao currículo comum a todos os estudantes. Deste modo, será enfocado no acompanhamento durante as aulas práticas de educação física, em parceria com a professora regente da turma, foram treinados dois times de Futebol de 5, modalidade exclusiva para cegos, em que todos os jogadores devem usar uma venda, para que nenhum jogador fique em desvantagem. Para treinar os times, foi necessária a colaboração de estudantes da turma e de outras turmas que se disponibilizaram a participar. A partida ocorreu em dezembro de 2023, na abertura dos jogos internos da própria escola. O objetivo da formação dos times foi a inclusão de um estudante cego, que durante a realização do campeonato jogou na abertura dos jogos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3973_TB1001_29052024140331.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE BATISTA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "rosanebatistasouza87@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108724
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 1001
    "inscrito_id" => 3973
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS"
    "resumo" => "De acordo com as políticas públicas voltadas para o público-alvo da educação especial, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado prioritariamente dentro da sala de recursos multifuncionais (SRM) da própria escola ou na SRM de outra instituição de ensino, no turno inverso ao da escolarização. As demandas de uma escola de tempo integral exigem do professor da educação especial uma atuação para além dos momentos dentro da SRM, desde a entrada do estudante na escola até a saída no final do dia. Esta ampla experiência diz respeito aos momentos de acompanhamento de atividades ligadas ao currículo comum a todos os estudantes. Deste modo, será enfocado no acompanhamento durante as aulas práticas de educação física, em parceria com a professora regente da turma, foram treinados dois times de Futebol de 5, modalidade exclusiva para cegos, em que todos os jogadores devem usar uma venda, para que nenhum jogador fique em desvantagem. Para treinar os times, foi necessária a colaboração de estudantes da turma e de outras turmas que se disponibilizaram a participar. A partida ocorreu em dezembro de 2023, na abertura dos jogos internos da própria escola. O objetivo da formação dos times foi a inclusão de um estudante cego, que durante a realização do campeonato jogou na abertura dos jogos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3973_TB1001_29052024140331.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE BATISTA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "rosanebatistasouza87@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

De acordo com as políticas públicas voltadas para o público-alvo da educação especial, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado prioritariamente dentro da sala de recursos multifuncionais (SRM) da própria escola ou na SRM de outra instituição de ensino, no turno inverso ao da escolarização. As demandas de uma escola de tempo integral exigem do professor da educação especial uma atuação para além dos momentos dentro da SRM, desde a entrada do estudante na escola até a saída no final do dia. Esta ampla experiência diz respeito aos momentos de acompanhamento de atividades ligadas ao currículo comum a todos os estudantes. Deste modo, será enfocado no acompanhamento durante as aulas práticas de educação física, em parceria com a professora regente da turma, foram treinados dois times de Futebol de 5, modalidade exclusiva para cegos, em que todos os jogadores devem usar uma venda, para que nenhum jogador fique em desvantagem. Para treinar os times, foi necessária a colaboração de estudantes da turma e de outras turmas que se disponibilizaram a participar. A partida ocorreu em dezembro de 2023, na abertura dos jogos internos da própria escola. O objetivo da formação dos times foi a inclusão de um estudante cego, que durante a realização do campeonato jogou na abertura dos jogos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.