Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UNIVERSO TÁTIL: LIVRO MULTISSENSORIAL PARA A INFÂNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do processo de desenvolvimento do Universo Tátil, que se trata de um livro multissensorial para crianças com deficiência visual. O livro oferece conteúdo relacionado ao ensino de ciências, especificamente sobre o Universo, presentes no Projeto Político-Pedagógico do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa fundamentou-se nas etapas de pesquisa bibliográfica e documental, na produção do material educacional e trabalho de campo. As pesquisas bibliográfica e documental tiveram como descritores: história do livro, desenho universal de aprendizagem, objetos de referência, deficiência visual, desenho tátil e didática multissensorial. A pesquisa de campo envolveu a testagem do produto com observação participante e entrevistas semiestruturadas com dois grupos identitários, constituídos por dois professores e quatro estudantes do ensino fundamental, com baixa visão e cegueira, do Instituto Benjamim Constant – IBC. O tratamento dos dados baseou-se na análise de conteúdo, com o auxílio do software Iramuteq. Como resultado, o material foi aprovado, atendendo às características da didática multissensorial, além da durabilidade, conforto tátil e segurança na deficiência visual. Como considerações finais tem-se que o conhecimento das singularidades da infância com deficiência visual leva a decisões por meios mais adequados ao estímulo da leitura e do protagonismo da criança em seu processo de escolarização. A avaliação do produto deve considerar aspectos simbólicos do conteúdo e imagens e estéticos da produção.

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