Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA MUNICIPAL ROZEMAR DE MACEDO LIMA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108713
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 983
    "inscrito_id" => 1686
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA MUNICIPAL ROZEMAR DE MACEDO LIMA"
    "resumo" => "O presente Relato de Experiência apresenta a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos futuros educadores do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima e o Programa teve como princípio as ações realizadas através do subprojeto intitulado “Estratégias de ensino e aprendizagem para a inclusão educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O programa oportunizou as discentes experienciar o chão da escola no que tange às práticas pedagógicas, a formação docente, a rotina escolar, o processo de ensino e aprendizagem, a inclusão e as especificidades dos alunos autistas. Desta forma, buscaremos expor as ações realizadas na unidade de ensino supracitada, bem como as contribuições do PIBID no processo de reflexão da práxis docente, com foco numa perspectiva inclusiva, corroborando com o desenvolvimento dos estudantes com TEA por meio de rotinas visuais e o uso da Comunicação Alternativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1686_TB983_13052024083836.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCIANA SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "TARCIANA"
    "autor_email" => "tarcianaramos.m@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108713
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 983
    "inscrito_id" => 1686
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA MUNICIPAL ROZEMAR DE MACEDO LIMA"
    "resumo" => "O presente Relato de Experiência apresenta a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos futuros educadores do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima e o Programa teve como princípio as ações realizadas através do subprojeto intitulado “Estratégias de ensino e aprendizagem para a inclusão educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O programa oportunizou as discentes experienciar o chão da escola no que tange às práticas pedagógicas, a formação docente, a rotina escolar, o processo de ensino e aprendizagem, a inclusão e as especificidades dos alunos autistas. Desta forma, buscaremos expor as ações realizadas na unidade de ensino supracitada, bem como as contribuições do PIBID no processo de reflexão da práxis docente, com foco numa perspectiva inclusiva, corroborando com o desenvolvimento dos estudantes com TEA por meio de rotinas visuais e o uso da Comunicação Alternativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1686_TB983_13052024083836.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCIANA SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "TARCIANA"
    "autor_email" => "tarcianaramos.m@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente Relato de Experiência apresenta a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos futuros educadores do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima e o Programa teve como princípio as ações realizadas através do subprojeto intitulado “Estratégias de ensino e aprendizagem para a inclusão educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O programa oportunizou as discentes experienciar o chão da escola no que tange às práticas pedagógicas, a formação docente, a rotina escolar, o processo de ensino e aprendizagem, a inclusão e as especificidades dos alunos autistas. Desta forma, buscaremos expor as ações realizadas na unidade de ensino supracitada, bem como as contribuições do PIBID no processo de reflexão da práxis docente, com foco numa perspectiva inclusiva, corroborando com o desenvolvimento dos estudantes com TEA por meio de rotinas visuais e o uso da Comunicação Alternativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.